[sumário nível 1]

apoio didático

voltar ao menu apoio didático inicial


voltar ao menu APOIO DIDÁTICO: PAISAGEM


gestão da paisagem

IKEMATSU, Priscila, SANDEVILLE JR., Euler. Obstáculos, Conflitos e desafios no planejamento e gestão da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga (APRM-G) In: Anais do III Encontro Internacional da Governança da Água: Desafios Interdisciplinares. São Paulo: USP, 2011.

SANDEVILLE JR., Euler . A Gestão da Paisagem - Uma experiência pioneira em São Paulo, SP. UNIBERO. Revista de Pós-Graduação, São Paulo, v. 1, p. 41-59, 2001.

SANDEVILLE JUNIOR, Euler. A gestão da paisagem, uma experiência pioneira em São Paulo (revisão resumida de capítulo da dissertação): SANDEVILLE JR., Euler. A Herança da Paisagem. Orientadora Miranda Martinelli Magnoli. São Paulo: Dissertação de Mestrado, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, 1993.).

SANDEVILLE JR., Euler. Por uma gestão dos espaços públicos de uso coletivo: desenho e apropriação. Pós.Revista do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP, v. 19, p. 60-73, 2006. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i19p60-73

SANDEVILLE JR., Euler. Gestão de Paisagens? A Natureza das Dificuldades. Paisagens em Debate, São Paulo, v. 1, p. 1, 2003.

BROERING, Andréia ; SANDEVILLE JR., Euler. Mecanismos de envolvimento comunitário na gestão da paisagem de entorno de reserva particular do patrimônio natural - RPPN, um estudo de caso. In: ANPAS, 2010 Resumos publicados em anais de congressos

SANDEVILLE JR., Euler. Três palavras. São Paulo, 2004. (Prefácio). GONÇALVES, Luiz Claudio. Gestão Ambiental em Meios de Hospedagem. São Paulo: Aleph Editores, 2004



tatuar na pedra com coração e mistério
Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb


Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


princípios      sobre / licença / contato



^ retornar ao início da página