espiral da sensibilidade e do conhecimento

memoriais:      2003      2008      2011      2020

por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz

uma proposta poética

A Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento é a proposta de pensar criticamente a cultura contemporânea e formas de atuação baseadas na solidariedade, na ética, na beleza da vida e da criação, no respeito e no amor ao próximo, na valorização do campo sensível do vivido, procurando ampliar as possibilidades de conhecimento e a capacidade de ação fundada nesses princípios. Não se trata aqui de utopias na distopia, que podem ser necessárias, mas, neste caso, de uma forma desafiadora, consciente e preciosa de estar no mundo, de aprender.

O conhecimento e o aprendizado são entendidos como uma construção partilhada de saberes e práticas. O projeto decorre de um longo caminhar em aprendizagem, permitindo propor o conhecimento como tendo uma potencialidade poética a par de cognitiva, e perceber a vida como ação estética e afetiva, e portanto ética: compromisso social e aprendizado existencial com o outro. O que não é simples, requer reconhecer a própria incompletude, saber-se em processo, sempre inacabado, sempre insuficiente mas necessário. Estética. Ética. Linguagem.


Esquema conceitual da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento, concepção Euler Sandeville Jr., 2002


o sentido da espiral indaga a alma no espaço virtualmente coletivo



Princípios da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento: org. Euler Sandeville Jr.



Em um contexto extremamente polarizado em torno dos principais temas nacionais e humanos, o desgaste político dos espaços de debate e a intransigência crescente entre os grupos sociais em tensão, coloca neste momento todos os campos essenciais à flor da pele, dificultando a construção de diálogos. Particularmente os temas comportamentais, da religião, das identidades e o dos direitos sociais, colocam grandes desafios de construção do presente, em uma grave derrocada da perspectiva de um projeto comum, da compreensão do outro, das instituições, dos valores sociais e com uma redução drástica da linguagem, que vai além da forma de expressão e dos vocabulários expressivos e cognitivos, mas abrange toda a nossa forma de estar e reconhecer-se no mundo. Considero fundamental valorizar os princípios éticos e solidários na construção de valores, o diálogo crítico e respeitoso entre as diferenças e a perspectiva analógica das relações nos esforços para a construção de relações sociais mais integras, justas e afetuosas.

A ideia de uma Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento talvez possa ajudar nessa direção cada vez mais necessária e urgente, sempre desdafiada a um aprendizado autêntico e, por isso mesmo, nada fácil, de superação pessoal, busca da comunhão com nosso Criador e de relação amorosa com nosso próximo, inclusive no desafio de aprendizagem diante daquele que se apresenta como fundamentalmente como um outro.

Euler Sandeville Jr., 2017-2019


Croquis conceitual da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento, Jardim Colaborativo, desenho Euler Sandeville Jr., 2002



como citar material desta página:


SANDEVILLE JR., Euler. Espiral da sensibilidade e do conhecimento: uma proposta poética. São Paulo, Projeto Biosphera21, online, 2011 [breve revisão 2017, 2025]. Disponível em http://biosphera21.net.br, acesso em [dia] de [mês] de [ano] .

[para citar este artigo conforme normas acadêmicas, copie e cole a referência acima (atualize endereço da página, dia, mês, ano da visita ao sítio)]




tatuar na pedra com coração e mistério
Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb


Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


princípios      sobre / licença / contato



^ retornar ao início da página