espiral     religare     paisagens     labirintos

     

    ensino e pesquisa


núcleo de estudos da paisagem

    ensino      pesquisas e projetos
    apoio didático      publicações
    conceituação      sobre / contato

uma proposta: indagar o mundo

o sítio         nep         princípios         aprendizagem
retornar ao sumário desta seção

por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz

PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS
Euler Sandeville Jr.

Adotamos os princípios da proposição da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento. Esses princípios devem ser aprimorados continuamente no aprendizado existencial. Apresentamos a seguir os princípios didático-pedagógicos em nossas atividades de ensino, pesquisa, orientação e processos colaborativos e os valores éticos que buscamos como razão de nosso trabalho

São cinco os eixos que tornam-se fundamentais em nossa proposição de trabalhos:

. criatividade (sensibilização),
. investigação (construção),
. participação (integração solidária),
. compromisso social (ação efetiva),
. alegria e afetividade (vivência estética e ética)



Conceituação da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento, por Euler Sandeville Jr., 2003

Estes são os princípios didático-pedagógicos da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento que esperamos nortear nossas atividades de ensino, pesquisa, orientação e processos colaborativos e os valores éticos que buscamos como razão de nosso trabalho.

aprender com a cidade, aprender na cidade


como citar:
SANDEVILLE JR., Euler. Princípios pedagógicos de uma busca básica. São Paulo, Projeto Biosphera21, online, 2002. Disponível em http://biosphera21.net.br, acesso em [dia] de [mês] de [ano].





Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.
tatuar na pedra com coração e mistério




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb


Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


princípios      sobre / licença / contato



^ retornar ao início da página