núcleo de estudos da paisagem


voltar ao menu do Núcleo de Estudos da Paisagem

por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz


NÚCLEO DE ESTUDOS DA PAISAGEM (NEP - FAU USP): VALORES RELACIONAIS
Euler Sandeville Junior, 2015 (atualizações 2019, 2023)


O Núcleo de Estudos da Paisagem propõe recomendações visando qualidades não apenas na pesquisa e nos processos educativos, mas no desenvolvimento mais pleno do pesquisador e do grupo de trabalho. Essas metas envolvem três áreas:

Esse conjunto de recomendações intenciona direcionar focos e estratégias. Entendemos que isso complementa, na relação entre nós e com nossos parceiros e com as populações, compromissos que o pesquisador deve ter em mente e que são afinados com os princípios da Espiral. Espera-se que contribuam e orientem nossas práticas nos nossos objetivos e princípios fundantes.

Essas diretrizes, obviamente, não se pretendem normativas, mas orientadoras. Estão abertas, e a sua transformação se verifica no amadurecimento cognitivo e emocional que ocorre no diálogo entre os pesquisadores/educadores e outros parceiros e grupos. Quando isso não ocorre, por vezes haverá um longo processo de compreensão de nossa incompletude, como dizia Paulo Freire, até que possamos reconhecer como uma oportunidade, nem sempre fácil, de autoconhecimento e amadurecimento, se possível em processo e também como revisão crítica de percurso. Aprendizagem e princípios são as palavras-chave.

a) Propõe-se como objetivos críticos consigo mesmo na interação com colegas na construção de conhecimentos e busca de soluções:

b) Propõe-se como objetivos na relação pesquisador-educador-universidade-sociedade:

c) Propõe-se como objetivos na relação pesquisador-educador-comunidade-espaço urbano:




tatuar na pedra com coração e mistério
Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb


Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


princípios      sobre / licença / contato



^ retornar ao início da página