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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA USP
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO PAISAGEM E AMBIENTE


AUP5923/2021 - TERRITÓRIOS DE INTERESSE DA CULTURA E DA PAISAGEM (TICPS)
Prof. Resp. Euler Sandeville Junior
Colaboradores: Cleiton Ferreira (Fofão), Márcio Bezerra, Maria Helena Bertolini, Regina Bortoto (GT de Educação do TICP Jaraguá Perus Anhanguera)
horário: quintas das 18:30 às 22:30, remoto de forma síncrona de 19/08 a 16/12

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projeto pedagógico

TEMA 2021: Projeto URBANIZAÇÃO E POÉTICAS DA MEMÓRIA
URBANIZAÇÃO, HISTÓRIA E POÉTICAS DA MEMÓRIA DAS ESCOLAS NO TERRITÓRIO JARAGUÁ PERUS ANHANGUERA: PERCURSOS, ICONOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO [c. 1970 a 2010]

PAISAGENS EDUCATIVAS, PAISAGENS VIVIDAS

A paisagem é pensada como um território educativo, com especial atenção a áreas de vulnerabilidade social, visando favorecer o desenvolvimento humano e social, a valorização local e regional e sua interdependência com outros territórios da cidade e contribuir na construção de modo ativo e criativo de múltiplas estratégias integrativas dos equipamentos sociais ou de movimentos locais.

Há uma preocupação de entender a questão local e regional, buscando a compreensão de suas questões, potencialidades e disputas internas, mas também suas possibilidades de compreensão e interações com outras escalas e regiões do território da cidade. Busca-se formas dinâmicas, inovadoras e participativas para a solução colaborativa e solidária de problemas, inclusive a geração de renda a partir da educação, do conhecimento e do compromisso com o espaço público e a qualidade ambiental.

No ano em que comemoramos o centenário de Paulo Freire a disciplina AUP5923/2021 faz uma seleção temática que pretende homenageá-lo pensando o Território Jaraguá Perus Anhanguera na relação entre educação, território e ambiente como espaço de aprendizagem vivido e transgeracional.

A partir das memórias suscitadas pelos registros fotográficos do acervo de professores e alunos convidados e as poéticas que afloram desse rememorar e narrar, repensamos o lugar da escola no território como um lugar vivido na transformação dessas paisagens e desses tempos em que nos constituímos como sujeitos. Dessa metodologia concebida colaborativamente emerge o conteúdo da disciplina que visa trabalhar com o registro iconográfico como suporte da memória e como constituição de um acervo local, que permita colocar o imaginário em contínua construção na discussão da escola no território nessa região da cidade, como parte de um projeto mais amplo de sua transformação.

Obs: A questão ambiental e processos dialógicos solidários são centrais no processo da disciplina.


Universidade Livre e Colaborativa, aula em março de 2013 no CEU Perus.



ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO
AUP5923/2021TERRITÓRIOS DE INTERESSE DA CULTURA E DA PAISAGEM (TICPS)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP
Prof. Resp. Euler Sandeville Junior
Colaboradores: Cleiton Ferreira (Fofão), Márcio Bezerra, Maria Helena Bertolini, Regina Bortoto (GT de Educação do TICP Jaraguá Perus Anhanguera)








Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.



Animação de Euler Sandeville, provável 2001


religare ↑

espiral da sensibilidade e do conhecimento ↑



uma proposta de Euler Sandeville Jr.



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