PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA USP
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO PAISAGEM E AMBIENTE
PAISAGENS EDUCATIVAS, PAISAGENS VIVIDAS
A paisagem é pensada como um território educativo, com especial atenção a áreas de vulnerabilidade social, visando favorecer o desenvolvimento humano e social, a valorização local e regional e sua interdependência com outros territórios da cidade e contribuir na construção de modo ativo e criativo de múltiplas estratégias integrativas dos equipamentos sociais ou de movimentos locais.
Há uma preocupação de entender a questão local e regional, buscando a compreensão de suas questões, potencialidades e disputas internas, mas também suas possibilidades de compreensão e interações com outras escalas e regiões do território da cidade. Busca-se formas dinâmicas, inovadoras e participativas para a solução colaborativa e solidária de problemas, inclusive a geração de renda a partir da educação, do conhecimento e do compromisso com o espaço público e a qualidade ambiental.
No ano em que comemoramos o centenário de Paulo Freire a disciplina AUP5923/2021 faz uma seleção temática que pretende homenageá-lo pensando o Território Jaraguá Perus Anhanguera na relação entre educação, território e ambiente como espaço de aprendizagem vivido e transgeracional.
A partir das memórias suscitadas pelos registros fotográficos do acervo de professores e alunos convidados e as poéticas que afloram desse rememorar e narrar, repensamos o lugar da escola no território como um lugar vivido na transformação dessas paisagens e desses tempos em que nos constituímos como sujeitos. Dessa metodologia concebida colaborativamente emerge o conteúdo da disciplina que visa trabalhar com o registro iconográfico como suporte da memória e como constituição de um acervo local, que permita colocar o imaginário em contínua construção na discussão da escola no território nessa região da cidade, como parte de um projeto mais amplo de sua transformação.
Obs: A questão ambiental e processos dialógicos solidários são centrais no processo da disciplina.
Universidade Livre e Colaborativa, aula em março de 2013 no CEU Perus.
ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO
AUP5923/2021TERRITÓRIOS DE INTERESSE DA CULTURA E DA PAISAGEM (TICPS)
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP
Prof. Resp. Euler Sandeville Junior
Colaboradores: Cleiton Ferreira (Fofão), Márcio Bezerra, Maria Helena Bertolini, Regina Bortoto (GT de Educação do TICP Jaraguá Perus Anhanguera)