ensino e pesquisa


arte, cultura e ambiente

    ensino   +   pesquisas e projetos
    apoio didático   +   publicações
    conceituação   +   contato

pesquisas       projetos       pesquisadores       núcleos de pesquisa
núcleo de estudos da paisagem       instituto da paisagem       labcidade       grupos de pesquisa



NÚCLEO DE ESTUDOS DA PAISAGEM (NEP - FAU USP)
Professor Responsável: Euler Sandeville Junior

apresentação       objetivos 2018 - atuais       objetivos 2002-2015       valores       linhas de pesquisa       diagramas conceituais       áreas de trabalho       um longo percurso

APRESENTAÇÃO


O Núcleo de Estudos da Paisagem (NEP) é um projeto de pensar processos colaborativos de construção de conhecimentos e solução de problemas entendendo a paisagem como experiẽncia partilhada e construção social e o ensino e aprendizagem como um processo de diálogo com seu tempo e as condiçẽos de existência no mundo; indagando os processos históricos de constituição da cultura e dos valores em diferentes tempos, camadas e narrativas; problematizando a condição humana contemporânea.


POR UM CONHECIMENTO LIVRE E SENSÍVEL, POR UM MUNDO LIVRE E EM PAZ


Foi criado em 2003 pelo Professor Euler Sandeville a partir dos princípios da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento (2002) e da proposição de compreensão da paisagem como construção social e como experiência partilhada e estética (sensível/afetiva). Tem como objeto fundamental estudos da cidade, da natureza e da cultura. É pensado na perspectiva de um esforço colaborativo e interdisciplinar de trabalho (pesquisa, ação, reflexão, aprendizagem).




Figura: Mapa mental das proposições e etapas do Núcleo de estudos da Paisagem, Euler Sandeville Jr., 2018 (para ver melhor clique aqui)

Os trabalhos são concebidos a partir dos princípios da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento (2002, que você pode conhecer acessando a página princípios pelo menu lateral), da proposição da Paisagem como Experiências Partilhadas e Socialmente Produzidas (concebida a partir de 1981) e de estudos em História da Cultura e da Paisagem (a partir de 1981).




Figura: Mapa mental resumido dos estudos disciplinares sobre paisagem, elaborado em 2010, Euler Sandeville Jr.

As paisagens que nos ocupam são entendidas como um campo de tensões e contradições, mas também de possibilidades, evidenciando o drama e os anseios do trabalho e dos desejos humanos que essas paisagens abrigam em sua construção histórica, ecológica e cultural. Coloca-se assim em questão a problematização da cultura contemporânea; a construção histórica de formas anteriores de representação do mundo e da vida e suas conexões com a construção do espaço, as implicações sociais contraditórias e as potencialidades de nossas paisagens que se abrem com estudos colaborativos e participantes.

O grupo de pesquisa reúne uma ampla diversidade de pesquisadores de diversas áreas de formação que atuam colaborativamente em um programa integrado de trabalho, incluindo bolsistas de pré-iniciação científica, bolsistas de iniciação científica, de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado, além de pesquisadores populares e outros colaboradores. As pesquisas integram-se em grupos de estudos que organizamos buscando articular a compreensão local em uma compreensão de conjunto do setor urbano e de vetores e processos mais amplos que o impactam, ou mesmo em estudos temáticos de natureza histórica sobre as representações sociais e construção de saberes sobre a paisagem. As abordagens estabelecem uma articulação entre as pesquisas, disciplinas de graduação e pós-graduação e outras atividades colaborativas ou de formação.

A organização das pesquisas é plástica e contínua; sim, uma contínua reconstrução do pesquisador diante da aprendizagem e dos meios de realização, levando a uma reelaboração dinâmica e instável, que também é inegavelmente duradoura, se observada que já remontam ao início dos anos 1980. Basicamente, ao longo de toda a minha atividade profissional (desde 1982), permanecem as mesmas linhas de pesquisa, obviamente atravessando diferentes momentos, indagações, processos de formulação e dúvida. É o desdobramento e amadurecimento de um projeto começado lá, na escolha ainda na saída da faculdade por ser professor, e ser professor era e é indagar o mundo, questionar a cultura contemporânea em suas formas sensíveis e materiais.

É importante que destaque o vínculo contínuo no meu projeto de conhecimento como um projeto de ensino e o projeto de ensino como um projeto de conhecimento e indagação. A um tempo, são uma mesma construção, percurso, aprofundamento. Permanecem abertos, indeterminados, instáveis, dinâmicos, em continuada reflexão e reorganização diante de avanços, de amadurecimentos, de impasses, de inquietações, de possibilidades ou sua restrição. Nesse sentido, a própria extensão tem de se ressignificar, para mim, embora possa ter a dimensão de formação e difusão, a extensão é uma experiência tão intensa e criativa como todas as outras.

Mantemos duas linhas de Pesquisa e Ação, que articulam os pesquisadores, atividades docentes, disciplinas, cursos livres e trabalhos colaborativos com comunidades e instituições. Essas duas linhas de trabalho são desenvolvidas de modo relacionado e interdisciplinar, ambas definindo a filosofia, proposta e atividades do NEP. Contribuem para um debate ativo da cultura contemporânea entendida em seu sentido histórico, para o conhecimento dos meios sociais de produção das paisagens e suas formas de valoração, apropriação e gestão, correlacionando-as com as permanências, mudanças comportamentais, visões de mundo.

voltar ao menu do Núcleo de Estudos da Paisagem







Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.



Animação de Euler Sandeville, provável 2001


religare ↑

espiral da sensibilidade e do conhecimento ↑



uma proposta de Euler Sandeville Jr.



^ retornar ao início da página

usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb