biosphera21

               voltar ao início

na natureza e no tempo (no mundo) ↑
paisagens partilhadas+ensino
estudos das Escrituras ↑
labirintos da alma
na espiral
sobre








   
você está em Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá Perus


retornar ao sumário do TICP Jaraguá Perus





Foto: processos colaborativos para um projeto de cidade.


ARTIGOS E PUBLICAÇÕES


artigo sobre a criação dos TICPs e sobre a Universidade Livre e Colaborativa:

SANDEVILLE JR., Euler; MANFRÉ, Eliane. Cultura e Paisagem, uma nova perspectiva no tecido urbano. São Paulo: Observatório das Metrópoles, 2014.

SANDEVILLE JÚNIOR, Euler; FERNANDES, Gabriel de Andrade; BORTOTO, Regina Célia Soares. Universidade livre e colaborativa em Perus: uma experiência didático-pedagógica de aprendizagem colaborativaIn:Arquitectura y calidad socioambiental en ciudades del Cono Sur, Arquitetura e qualidade socioambiental nas cidades do Cone Sul[S.l: s.n.]. Organização: Luis Muller e Maria Lucia Refinetti Martins. (Org.). São Paulo; Buenos Aires: FAU USP (Brasil) e FADU UNL (Argentina), 2016, v. , p. 135-147.

artigos da equipe do NEP-Labcidade

SANDEVILLE JUNIOR, Euler. A paisagem do município como território educativo. In PADILHA, Paulo R.; CECCON, Sheila e RAMALHO, Priscila (Orgs.). Município que Educa: fundamentos e propostas. São Paulo, ED,L, Vol. 1, nov., 2010.

SANDEVILLE JUNIOR, Euler. Por Pedagogias Participantes e Criativas na Paisagem e no Ambiente. Paisagem e Ambiente, São Paulo, n. 30, p. 87-106, june 2012. ISSN 2359-5361. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/77873>. Acesso em: 08 mar. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i30p87-106.

SANDEVILLE JR., Euler; ANGILELI, Cecilia Maria de Morais Machado. Quando a Casa Vira Parque. In: XV ENAMPUR, 2013, Recife. Anais do XV ENAMPUR, 2013.

ANGILELI, Cecília Maria de Morais Machado; SANDEVILLE JÚNIOR, Euler. Uma Experiência de Estudo Colaborativo de Paisagens na Brasilândia, São Paulo. Paisagem e Ambiente, São Paulo, n. 30 (2012), p. 29-44, june 2012. ISSN 2359-5361. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/77865>. Acesso em: 08 mar. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i30p29-44.

MACHADO, Cecilia Maria de Moraes, SANDEVILLE JR., Euler. Remoções na Serra da Cantareira. Revista Caros Amigos, 2011.

SANDEVILLE JUNIOR, Euler; MACHADO, Cecilia Maria de Moraes. Paisagem e lazer: representações da metrópole (para os brasileiros de Brasilândia). OLAM (Rio Claro), Rio Claro, v. 5, p. 01-12, 2005.

+ artigos: outros autores

ANSARA, Soraia. O Legado da Greve de Perus: lembranças de uma luta operária. CADERNOS CERU, série 2, v. 20, n. 1, junho de 2009, p 241-256

ZWETSCH, Roberto. Da Não-Violência Ativa ou Firmeza-Permanente à Educação para a Paz. Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo da Escola Superior de Teologia - EST. Disponível em: http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/nepp.

PAOLI, Maria Celia; ALMEIDA, Marco Antonio de. Memória, cidadania, cultura popular. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,

Rizzi, Carlos Alberto, « A questão da participação da comunidade do Distrito de Perus-(São Paulo/Brasil), no projeto MDL Aterro Bandeirantes », Confins [En ligne], 11 | 2011, mis en ligne le 25 mars 2011, consulté le 15 août 2011. URL: http://confins.revues.org/6870

LIMA, Catharina Pinheiro Cordeiro dos Santos; VICENTE, Paula Martins. Parque Pinheirinho d’Água: a construção coletiva do espaço público. São Paulo, Anais do XVII ENANPUR, 2017.









^ retornar ao início da página


espiral da sensibilidade e do conhecimento
uma proposta de Euler Sandeville Jr.







contato ↑
licença ↑