voltar a biosphera21 / ensino e pesquisa

a natureza e o tempo (o mundo)

apresentação      a antiguidade dos mundos      a brevidade do presente      brasis


SOBRE A BREVIDADE DO PRESENTE
mundos modernos     o mundo como matéria


4555576869717274778996010812
código de barras da cultura

Euler Sandeville Jr.
2007

como citar:
SANDEVILLE JR., Euler. “4555576869717274778996010812, o código de barras da cultura“. A Natureza e o Tempo (o Mundo), on line, São Paulo, 2007.



Figura 2: Logo do sítio Núcleo de estudos da Paisagem / A Natureza e o Tempo (o Mundo). Código de barras da cultura, criação Euler Sandeville, 2007. Folha de palmeira, det., foto de Euler Sandeville, 2010.

Esta seção do sítio ocupa-se principalmente de questões e eventos, de formas de ver e atuar, posteriores a 1945, porém reconhecendo mútiplas camadas de durações muito distintas que se transformam em diferentes durações em que se transformam e persistem. A seleção das imagens procura, no caso da folha, possibilitar um leve efeito cinestésico ao olhar quando move a página para baixo e para cima. Com isso, um universo de significações, que não penso ser necessário esgotar aqui, é sugerido como um campo sensível e cognitivo ao visitante.

Em continuidade à imagem da folha, temos um código de barras muito especial. Coloca outras questões. É muito justo que junto dessa folha seja colocado um código de barras, se não mesmo um preço, o que não fazemos por aqui, mas é feito na base das relações contemporâneas. Essas duas imagens, com seu movimento na tela, embora sejam estáticas e com seu campo de significações próprio e entrelaçado, são como que um resumo aberto de A Natureza e o Tempo (o Mundo).

O que há de especial nesse código? 455557686971727477899601081215 é um código de barras da cultura (UPC/EAN: Universal Product Code-UPC; European Article Numbering System-EAN) que elaborei especificamente para este projeto na seção “mundos contemporâneos”. Sua primeira versão foi concebida em 2007, mas já estava em gestação havia muitos anos a indagação que dá origem A Natureza e o Tempo. O Mundo.

O código é formado por anos emblemáticos, embora, como toda seleção de eventos, e talvez ainda mais nesta, sejam insuficientes, mas de modo algum inconsequentes. Não se quer dizer, portanto, que estes eventos mencionados, e não outros, sejam mais representativos para este projeto, são apenas uma indicação poética e simbólica.

A escolha de um ambiente virtual para organizar esta investigação, e de um código de barras para indicar o período designado como contemporâneo coloca em evidência a intenção de discutir os impactos das tecnologias e do consumo nos valores. Mas, principalmente, os próprios valores em sua historicidade e natureza que se vão construindo no mundo que habitamos.

Trata-se da intenção de estabelecer uma interface comunicativa em seu processo de construção, ao invés de se apresentar como produto. Em um mundo de produtos, de aferição quantitativa dos valores, de imediatização e autonomização dos processos, é necessário perceber o trabalho, o tempo acumulado em cada coisa, as hesitações, o longo aprendizado que não termina, a beleza infinita do tempo. Mais, em um mundo onde o que conta é o sucesso, é necessário abrir espaço para o não necessitar do sucesso, pois o que está sendo oferecido como sucesso na verdade tem fracassado tantas e tantas vezes nas coisas mais básicas da vida - o respeito, a solidariedade, a integridade.

Nisso se propõe um problema de linguagem (no sentido mais amplo, do modo de estar no mundo), e no entendimento dos constrangimentos (sim, é um mundo de possibilidades, mas não necessariamente de liberdade) em que organizamos o pensamento-percurso-narrativas. O que abre possibilidades críticas e criativas, do meu ponto de vista. Tem, como o restante deste trabalho, a intenção de colocar em discussão o domínio da vida e da existência (e, portanto, da natureza). Indica também que se reconhecem problemáticas em escalas inteiramente novas e imprevisíveis, para as quais nos adiantamos rápido demais e sem ver de fato para onde vai esse caminho.

As imagens de abertura desta última seção podem assim sugerir tanto sua excepcionalidade e poética, quanto o jogo de poder, desejo e ambição que se estabelece em nossas ambiências, na base de um drama ético e social do qual não podemos nos subtrair, e com o qual, na maior parte das vezes, não podemos concordar.

Por outro lado, confia-se que os visitantes do projeto, procurarão discernir, para além desse código e das imagens - obviamente não só as desta página, mas as propostas ao longo de todo o sítio -, um conjunto complexo de relações, nexos, contradições aninhadas em nossas práticas. Assim, a teia de significados tecida a partir dos movimentos irregulares de construção do sítio espera, além de informar e convidar a descobertas várias, estimular uma reflexão sobre nossa forma de habitar o mundo.



Eventos indicados no código, discriminados acima. Organização Euler Sandeville, 2007.
imagens: bomba atomica em Hiroshima; embalagem do chiclet Juicy fruit; ovelha Dolly; muro de Berlin antes e depois, 1999; ataque terrorista ao WTC; EUA Presidente Bush, EUA, após o ataque; Pato Donald; guerra; porta-avião estadunidense; guerra; 1968; iraque kosovo; orc- fantasias violentas; Habitações populares sobre a Reserva da Cantareira, São Paulo; gabinete do Lula, foto após a primeira posse; enchentes em São Paulo, 1999

Os eventos listados a seguir organizam o código. Expressam vários dos aspetos do que se deseja indagar. Os eventos da história nacional brasileira não foram incluídos na constituição desse código. Foi um projeto iniciado em 2007, incorporado em 2016 no projeto A Natureza e o tempo (o Mundo), em cujo blog este material será continuado. Como a disponibilização de material em A Natureza e o Tempo não é nem linear, nem muito rápida, aos poucos, uma teia de links e caminhos tende a se estabelecer pelo sítio, possibilitando através dessas conexões percursos diversos.


como citar material desta página:

SANDEVILLE JR., Euler. “4555576869717274778996010812, o código de barras da cultura“. A Natureza e o Tempo (o Mundo), on line, São Paulo, XXXX.







estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas

sobre/contato


Este mundo está em guerra, embora amemos a paz




Animação de Euler Sandeville, provável 2001
gerar ideias de ações melhores para o Século 21.


religare ↑

espiral da sensibilidade e do conhecimento ↑



uma proposta de Euler Sandeville Jr.


^ retornar ao início da página


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb