paisagens partilhadas


por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz

seja bem vinda, seja bem vindo!

Existimos em paisagens partilhadas. É parte de nossa condição humana existirmos apenas entre outros, com os quais e entre os quais aprendemos a nos significar e a escolher nossos caminhos. Existimos no mundo, e nossa existência é uma contínua compreensão desse mundo e de sua transformação, no qual construímos nossos significados, esperanças e capacidade de ação. Infelizmente, como temos visto, esse modo de partilha pode ser violento e adverso ao extremo. Felizmente, como devemos preferir, ainda quando não seja simples isso, nossa partilha do mundo pode ser solidária e afetiva, para o que temos a obrigação de procurar os meios colaborativos que contribuam para estas possibilidades melhores.

Este sítio reúne estudos da natureza, da cultura e do mundo como paisagens e de nossas ações em sua significação e transformação, poéticas e indagações, esperanças e labirintos da alma e do mundo. É pensado como um caderno de rascunho e reflexões em continuo amadurecimento, um espaço de pensamento em processo. É pensado também como portal para conteúdos disponibilizados em diversos sítios meus integrados com a proposta da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento e do projeeto Biosphera21, envolvendo estudos relacionados às paisagens contemporâneas e suas valorações, à história da cultura, ao ensino e pesquisa, à fé e espiritualidade, às experimentações poéticas, segundo valores e conteúdos aqui e nestes locais apresentados.

A proposição da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento, e a compreensão da "paisagem como experiência partilhada na construção social (ambiental) do espaço em nosso habitar o mundo" conforme expresso em meus artigos e capítulos, está na base da criação do Núcleo de Estudos da Paisagem sob minha responsabilidade (2003, FAU-USP), em muito de minhas atividades docentes de pesquisa-ensino-extensão e no embrião do Instituto da Paisagem.

Esquema conceitual do sítio

Esquema conceitual do sítio, org. Euler Sandeville Jr.


1999, animação em gif de Euler Sandeville para meu primeiro site, no início de 1999




Biosphera21+Ensino e Pesquisa(+Instituto da Paisagem), org. Euler Sandeville Jr., 2023


como citar material desta página:


SANDEVILLE JR., Euler. Seja bem vinda, seja bem vindo!. São Paulo, Projeto Biosphera21, online, 2023. Disponível em http://biosphera21.net.br, acesso em [dia] de [mês] de [ano] .

[para citar este artigo conforme normas acadêmicas, copie e cole a referência acima (atualize endereço da página, dia, mês, ano da visita ao sítio)]



φύσις κόσμος αίων κρόνος καιρός
The Blue Marble: Terra, 7 de dezembro de 1972, da Apollo 17 a 45 000 km da Terra


1895-Edvard Munch, O Grito, Lithografia- 49,4 × 37,3 Cm


tatuar na pedra com coração e mistério
Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb


Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


princípios      sobre / licença / contato



^ retornar ao início da página