voltar ao sumário (nível 1)

Euler Sandeville Jr.


súmula curricular

por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz


Euler Sandeville Jr.
Professor, Arquiteto e Urbanista, Arte Educador.



Um longo percurso


INSERÇÃO INSTITUCIONAL


Criador do projeto autônomo Biosphera21 (1999)

Criador e pesquisador do projeto independente Instituto da Paisagem/ Biosphera21 (2019)

Criador da proposição da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento (2002)


FORMAÇÃO



Bactris hirta Mart. [as Bactris unaensis Barb. Rodr.]. Barbosa Rodrigues, J..Sertum palmarum brasiliensium, vol. 2: t. 17 (1903)

Desenho Lírio na Ptaia, Euler Sandeville Jr., 2007

RESENHA

Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, Ecologia, História das Artes e da Cultura, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo / Paisagem e Ambiente.

DDesenvolve duas linhas de estudo e ação cujas ênfases estão em “História da Cultura e da Paisagem” e “Processos Colaborativos de Construção de Conhecimentos e Ações Educativas (Paisagens Partilhadas / Territórios Educativos)” que geram projetos de pesquisa e extensão, acolhendo pesquisadores de diversas áreas de formação, desde iniciação científica até pós-doutoramento e desenvolvendo processos colaborativos com comunidades e escolas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, participação social e ações educativas (linha de pesquisa), história da cultura, da natureza e da paisagem: representações e poéticas (linha de pesquisa).

Ministra disciplinas em graduação e pós-graduação e programas de formação nos campos de Projeto e Planejamento da Paisagem, Planejamento Ambiental, História da Paisagem Brasileira, História da Arte e do Paisagismo (FAU USP e outras faculdades de Arquitetura e Urbanismo) História da Paisagem (FFLCH e FAU USP), Gestão Colaborativa e Participação Social, Teoria da Paisagem (PROCAM USP e FCT UNESP).

Teve projetos premiados e deu consultoria em projeto no exterior, atuou como coautor, colaborador, consultor, coordenador de equipe, ou integrante, entre outros projetos:


INSERÇÃO PROFISSIONAL ANTERIOR

Professor Orientador do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (2003-2017), Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2001-2019) e do IAU USP (1986-1987), membro de colegiados (Congregação, Conselho de Departamento, Coordenação de Curso – CoC AU, Comissão de Extensão, Grupo de Apoio Pedagógico, Coordenador de Grupo de Disciplinas), Professor Sênior AUP-Departamento de Projeto (2021-2022), Professor Sênior AUH-Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto

Membro do Conselho do Centro Interunidades de História da Ciência da Universidade de São Paulo (2017-2019), Coordenador do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LABCIDADE, FAU USP 2005-2016), Coordenador do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM.USP – 2006 a 2010), Coordenador (2005-2008) e Vice-Coordenador (2008-2014, 2017-2019) da Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e e Urbanismo da FAU.USP.

Consultor em equipes interdisciplinares na área de recuperação ambiental do trecho sul do Rodoanel (coordenando a equipe Social), na regulamentação da APA do Tietê (coordenando a equipe Social), no Plano de Áreas Verdes e Reservas da USP e grupo de apoio ao plano de áreas verdes do município de São Paulo e no plano de paisagem, proteção e gestão do patrimônio da área central. Criou o Programa Universidade Livre e Colaborativa construído dialogicamente com moradores, do que resultou a criação do Monumento Natural da Pedra Grande em Atibaia, a criação em São Paulo dos Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem, exposição Paisagens de Mário de Andrade no IEB USP, cursos de história da paisagem na FAU, no IEB e na Pinacoteca.

Assistente Técnico na Prefeitura do Município de São Paulo no Departamento de Patrimônio Histórico (SMC 1983-1988) e Arquiteto e Urbanista na Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (SEHAB 1989-1994).

Professor da Universidade Católica de Santos (1986-1999) onde coordenou o Departamento de Teoria da Arquitetura da FAU Santos (1988-1990), da Universidade Braz Cubas (1987-2003), da Universidade São Judas Tadeu (1993-1997), trabalhou em ensino de I e II Graus e Supletivo, Museus, Teatros (1983-1985) e teve escritório técnico Arte Ambiente Projetos de Arquitetura e Paisagismo (1986-1996).

Lattes ↑

como citar material desta página:


SANDEVILLE JR., Euler. Euler Sandeville Jr., súmula curricular. São Paulo, Projeto Biosphera21, online, 2024. Disponível em http://biosphera21.net.br, acesso em [dia] de [mês] de [ano] .

[para citar este artigo conforme normas acadêmicas, copie e cole a referência acima (atualize endereço da página, dia, mês, ano da visita ao sítio)]



tatuar na pedra com coração e mistério
Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb


Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


princípios      sobre / licença / contato



^ retornar ao início da página