espiral     religare     paisagens     labirintos

     

    ensino e pesquisa


núcleo de estudos da paisagem

    ensino      pesquisas e projetos
    apoio didático      publicações
    conceituação      sobre / contato

uma proposta: indagar o mundo

o sítio         nep         princípios         aprendizagem
retornar ao sumário desta seção

por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
Euler Sandeville Jr. 2020

Os meus projetos acadêmicos e de ação na realidade são concebidos com a finalidade de contribuir para uma visão histórica de longa duração para a cultura e as representações, para o desenvolvimento humano em seus aspectos culturais e socioambientais, a partir de perspectivas transdisciplinares e cooperativas, fundando suas ações em valores éticos e solidários de convivência e na transformação do ambiente comum, visando:

Isso inclui, para mim, a recusa dos fundamentalismos político-partidários e a busca de uma postura não alinhada com ditames ideológicos e partidários de quaisquer vertentes. Essa é uma postura pessoal, de modo que respeito, embora possa não concordar, com pessoas que buscam tais alinhamentos, ressalvada a instrumentalização do conhecimento e formas populistas.

Trabalhar junto implica em reconhecer com clareza nossas diferenças, não em transformá-las em abismos personalistas ou maniqueístas. No entanto, é necessário dizer, o convívio das diferenças exige também a recusa das formas de violência e opressão, as formas de preconceito e injustiça que atravessam as estruturas e as relações sociais.


como citar:
SANDEVILLE JR., Euler. Objetivos pedagógicos. São Paulo, Projeto Biosphera21, 2020. Disponível em http://biosphera21.net.br, acesso em [dia] de [mês] de [ano].




Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.
tatuar na pedra com coração e mistério




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb


Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


princípios      sobre / licença / contato



^ retornar ao início da página