Os meus projetos acadêmicos e de ação na realidade são concebidos com a finalidade de contribuir para uma visão histórica de longa duração para a cultura e as representações, para o desenvolvimento humano em seus aspectos culturais e socioambientais, a partir de perspectivas transdisciplinares e cooperativas, fundando suas ações em valores éticos e solidários de convivência e na transformação do ambiente comum, visando:
Isso inclui, para mim, a recusa dos fundamentalismos político-partidários e a busca de uma postura não alinhada com ditames ideológicos e partidários de quaisquer vertentes. Essa é uma postura pessoal, de modo que respeito, embora possa não concordar, com pessoas que buscam tais alinhamentos, ressalvada a instrumentalização do conhecimento e formas populistas.
Trabalhar junto implica em reconhecer com clareza nossas diferenças, não em transformá-las em abismos personalistas ou maniqueístas. No entanto, é necessário dizer, o convívio das diferenças exige também a recusa das formas de violência e opressão, as formas de preconceito e injustiça que atravessam as estruturas e as relações sociais.
como citar:
SANDEVILLE JR., Euler. Objetivos pedagógicos. São Paulo, Projeto Biosphera21, 2020. Disponível em http://biosphera21.net.br, acesso em [dia] de [mês] de [ano].