nucleação cognitiva [1]


uma proposta: indagar o mundo

por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz


Adotamos a seguinte nucleação cognitiva, buscando atitudes que promovam a paz, com inspiração de valores humanistas e solidários.

Nucleação cognitiva é uma conceituação desenvolvida por Euler Sandeville e dialoga com a ideia de campos de irradiação, mais do que daquela de conceito, ancorada na ideia de limites. A ideia de campo suscita o imaginário, os valores, a interatividade relacional de possibilidades e o extravasamento interativo dos campos. Adotamos a seguinte nucleação cognitiva, buscando atitudes que promovam a paz, com inspiração de valores humanistas e solidários.

A conceituação proposta refere-se sobretudo aos processos do Projeto Biosphera21 e de ações educativas, principalmente ligados a essa linha de atividades. Os estudos históricos, embora se beneficiem dessa proposição, demandam outros aspectos que não são tratados aqui.

É necessário contribuir no debate do contemporâneo com uma postura crítica e, por isso mesmo, procuramos não reproduzir a hipervalorização e autonomização da individualidade da modernidade, nem a incerteza anticognitiva com a fragmentação das pautas e perda de significado das narrativas da pós-modernidade. Em especial, recusa-se a separação nociva entre a prática e o conhecimento. Não são a proposição de um ideal pronto, instantâneo, nem se pretendem imunes ao erro, tão características das dicotomias modernas.

Os princípios, valores e a nucleação cognitiva que apresento nesta seção sobre o site, são extraídos dos conhecimentos antigos, mas adaptados para o diálogo com uma sociedade que se pretende laica para ser inclusiva. Por isso mesmo não reproduzem a hipervalorização e autonomização da individualidade da modernidade, nem a incerteza anticognitiva com a fragmentação das pautas e perda de significado das narrativas da pós-modernidade. Em especial, recusa-se a separação nociva entre a prática e o conhecimento. Não são a proposição de um ideal pronto, instantâneo, nem se pretendem imunes ao erro, tão características das dicotomias modernas.



Conceituação da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento, por Euler Sandeville Jr., 2003

como citar material desta página:


SANDEVILLE JR., Euler. Nucleação cognitiva. São Paulo, Projeto Biosphera21, online, 2020. Disponível em http://biosphera21.net.br, acesso em [dia] de [mês] de [ano] .

[para citar este artigo conforme normas acadêmicas, copie e cole a referência acima (atualize endereço da página, dia, mês, ano da visita ao sítio)]




tatuar na pedra com coração e mistério
Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb


Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


princípios      sobre / licença / contato



^ retornar ao início da página