espiral     religare     paisagens     labirintos

     

    ensino e pesquisa


núcleo de estudos da paisagem

    ensino      pesquisas e projetos
    apoio didático      publicações
    conceituação      sobre / contato

uma proposta: indagar o mundo

o sítio         nep         princípios         aprendizagem
retornar ao sumário desta seção

por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz

CAMPOS DE IRRADIAÇÃO
Euler Sandeville Jr. 2020

O que fazemos, sabendo ou não, irradia por muitos campos. Buscar que essas irradiações sejam consistentes e positivas é um desafio que deve ser pensado no conjunto das atividades, mesmo mais específicas. Trata-se de um grande desafio, como uma pedra atirada no lago, ultrapassando nossas decisões e a previsibilidade, daí a grandeza desse desafio.

Esperamos a irradiação positiva de nossas atividades para campos mais amplos e menos imediatos, de longo prazo de construção e de contribuição. Organizamos esses campos em oito frentes integradas, cada uma delas a partir de cinco indicativos. A ideia de campo distancia-se da ideia de definição. Daí porque não visam o esgotamento das possibilidades, mas indicar campos amplos e integrativos que esperamos colocar em movimento ou contribuir conscientemente com nossas atividades.

A ideia de definição, ou se preferirem o conceito, suscita a ideia de limites. A ideia de campo suscita o caminhar, o imaginário, os valores, a interatividade relacional de possibilidades e o extravasamento interativo dos campos. Veja também a proposição de nucleações cognitivas desses campos de irradiação.

Euler Sandeville Jr., 2020


como citar:
SANDEVILLE JR;, Euler. Campos de Irradiação. São Paulo, Projeto Biosphera21, online, 2020. Disponível em http://biosphera21.net.br, acesso em [dia] de [mês] de [ano].






Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.
tatuar na pedra com coração e mistério




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb


Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


princípios      sobre / licença / contato



^ retornar ao início da página