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ESTRATÉGIA (EIXOS TEMÁTICOS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E AÇÃO)
Euler Sandeville Jr.

Com base em meus objetivos acadêmicos e de ação na realidade e com o caminho já percorrido, atualmente tenho alguns eixos principais de desenvolvimento, sendo que os dois primeiros correspondem às linhas de pesquisa que atravessam toda minha carreira e se desdobram nos quatro eixos propostos que se realizam em diversos projetos:

1. Desenvolver estudos críticos e poéticos em História da Cultura e da Paisagem:

Contribuir para um debate ativo da cultura contemporânea entendida em seu sentido histórico e da transformação do espaço e da construção de valores e práticas implicadas nesses processos socais, suas formas de apropriação, valoração e gestão.

Realizar estudos sobre as poéticas e representações sociais da cidade e da natureza, procurando discutir como contribuem ou inibem a renovação das sensibilidades, as visões de mundo que mobilizam, as estratégias de resistência, as afetividades e processos criativos.

2. Desenvolver estudos colaborativos para entendimento e transformação das relações sociais, interpessoais e das paisagens comuns em que habitamos, considerando sua dimensão natural, histórica, social e vivencial:

Acolher, incentivar, aprofundar e orientar estudos acadêmicos de construção de conhecimentos segundo as linhas de pesquisa docente e construir com parceiros internos e externos programas de ação social, aprendizagem e ensino, segundo os valores fundamentais postulados nos princípios aqui defendidos.

Valorizar em todos esses trabalhos as formas de conhecimento acadêmico, as dimensões poéticas e as relação sensíveis e éticas com a natureza, com as paisagens e com os viventes que as significam e transformam com suas vidas.

Realizar estudos inter e transdisciplinares sobre as diversas abordagens da paisagem nas artes, nas ciências e nas formas de construção e gestão do território e contribuir com esforços no sentido de uma história colaborativa da paisagem e da memória social a partir das narrativas de vida e das pesquisas históricas.

3. Desenvolver programas e projetos de ensino e formação especialmente em cooperação com escolas públicas

Estruturar, como esforço metodológico ao lado da aproximação histórica, as pesquisas e ações, de modo a correlacionar a investigação das estruturas urbanas e ambientais com estudos colaborativos locais, com atenção às interações escalares dos processos implicados.

Colocar em discussão a cultura de produção do espaço urbano, do habitar e das formas de sociabilidade e gestão, visando contextualizar a compreensão de processos espaciais implicados nos projetos e processos de configuração locais.

Gerar e participar de ações colaborativas e poéticas de produção de conhecimento, formação e ação transformadora, em processos experimentais e sensíveis dos modos de existir na paisagem e no ambiente entre outros.

Espera-se contribuir na fundamentação e construção de processos livres na transformação do ambiente, sobretudo a partir da ação no âmbito cultural , do aprendizado e da educação, da construção solidária e dialógica de conhecimentos.

4. Estudos judaico-cristãos: história, espaço e cultura

São estudos em sua longa duração da fé e das tradições através de ensaios temáticos onde temos o conteúdo das Escrituras, o espaço e experiência do sagrado e do transcendente, as dimensões da devoção e da adoração, mas também os da organização social e dos modos de viver e conviver no privado e no público, nas comunidades de fé e suas inserções mais amplas, as territorialidades e tensões culturais implicadas.

O que caracteriza o tempo que vivemos e o diferencia? Qual a duração das permanências e sua transformação? O que é contemporâneo? Sucessivos pontos de partida ou retorno definem os estudos, alguns de natureza milenar, mas sempre tendo como um ponto de inflexão o período entre o Iluminismo e o penúltimo quarto do século XIX e o período a partir do final da Segunda Guerra Mundial. Emergem questões subjetivas e sociais intensas, comprometidas com a dimensão coletiva da ética, da justiça, dos afetos; emergem visões da natureza e da sociedade, bem como do sentido da vida na construção de visões de mundo, da história, do devir humano, em um mundo contemporâneo a elas que também é de incompreensão, indiferença e violência, disputa pelo poder político na construção dos sentidos na tecitura do social, de suas instituições.

No momento, são duas as ênfases de indagação: HISTÓRIA DA RELIGIÃO E DA ARTE CRISTÃ e RELIGIÃO, MUNDO CONTEMPORÂNEO E ESFERAS PÚBLICAS. Esta última, em especial configura-se como uma indagação existencial e intelectual diante de configurações e contradições intensas contemporâneas, em perspectiva exploratória, que pretende-se venha a convergir em etapas e procedimentos de pesquisa. O tema é polêmico e necessariamente inquietante no momento atual, ao tocar em pontos sensíveis e extremamente disputados e conflitivos da cultura, das práticas e disputas políticas contemporâneas, recebendo bastante atenção em estudos acadêmicos, teológicos, organizações políticas e nos meios de comunicação.


para citar este artigo:

SANDEVILLE JR., Euler. “Estratégia (eixos temáticos de pesquisa, desenvolvimento e ação)”. Ensino e pesquisa / Biosphera21, on line, 2018, 2020, 2023.










Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.



Animação de Euler Sandeville, provável 2001


religare ↑

espiral da sensibilidade e do conhecimento ↑



uma proposta de Euler Sandeville Jr.



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