produção social do espaço e paisagem vivida



por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz


Este tema terá um conjunto de referências sobre a "produção social do espaço" na seção Apoio Didático.

Para efeito de conceituação das atividades, destaco aqui dois textos de um tema com que tenho trabalhado muito no Núcleo de Estudos da Paisagem, para exemplificar a tensão - que pode ser criativa - entre a produção social do espaço e a paisagem vivida.

O primeiro ("Aprendizagem em ação") é um texto mais programático, o "Paisagem como território educativo" me parece ser um texto importante (embora escrito em 2010) no contexto de uma conceituação da visão de paisagem que está na origem do Núcleo de Estudos da Paisagem. A bibliografia indicada aponta para aprofundamentos possíveis.






tatuar na pedra com coração e mistério
Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb


Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


princípios      sobre / licença / contato



^ retornar ao início da página