espiral     religare     paisagens     labirintos

     

    ensino e pesquisa


núcleo de estudos da paisagem

    ensino      pesquisas e projetos
    apoio didático      publicações
    conceituação      sobre / contato

uma proposta: indagar o mundo

o sítio         nep         princípios         aprendizagem
retornar ao sumário desta seção

por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz

EIXOS PROPOSITIVOS
Euler Sandeville Jr.



I. promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia, justiça e equidade social, da tolerância e do respeito e de outros valores públicos e coletivos;

II. promoção de processos de planejamento, recuperação e conservação da paisagem, do ambiente e do patrimônio cultural, da gestão compartilhada de recursos e da aprendizagem e participação social;

III. promoção do resgate e valorização da memória e da compreensão histórica dos processos de transformação da paisagem e do patrimônio coletivo que abriga;

IV. promoção do desenvolvimento humano, econômico e social, do acesso à educação e pesquisa, da compreensão dos processos históricos e das configurações contemporâneas e dos processos socioambientais;

V. promoção do conhecimento das Escrituras, do estudo crítico da história da igreja, da prática do amor cristão, na busca por Deus e na fruição sensível da criação que nos confiou e na qual existimos.

VI. promoção de ações e programas que reverberem para camadas de baixa e média renda, em atividades de ensino e na formação de novos pesquisadores e educadores e para geração de renda, que contribuam para o combate à pobreza e a capacitação e locação de quadros profissionais, agentes sociais, agentes multiplicadores e para a constituição e aprimoramento de organizações, comprometidos com esses valores, com a ação social e o desenvolvimento de políticas pũblicas;

VII. promoção de intercâmbio entre profissionais, entidades de pesquisa, organizações civis, universidades, instituições públicas e outras, bem como publicação e edição em quaisquer mídias de material técnico-científico, cultural, artístico e de apoio educacional ou de difusão, convergentes a essas finalidades.

como citar:
SANDEVILLE JR., Euler. Eixos Propositivos. São Paulo, Projeto Biosphera21, online, 2002. Disponível em http://biosphera21.net.br, acesso em [dia] de [mês] de [ano].




Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.
tatuar na pedra com coração e mistério




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb


Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


princípios      sobre / licença / contato



^ retornar ao início da página