ensino e pesquisa


arte, cultura e ambiente

    ensino   +   pesquisas e projetos
    apoio didático   +   publicações
    conceituação   +   contato

pesquisas       projetos       pesquisadores       núcleos de pesquisa
núcleo de estudos da paisagem       instituto da paisagem       labcidade       grupos de pesquisa



NÚCLEO DE ESTUDOS DA PAISAGEM (NEP - FAU USP)
Professor Responsável: Euler Sandeville Junior

apresentação       objetivos 2018 - atuais       objetivos 2002-2015       valores       linhas de pesquisa       diagramas conceituais       áreas de trabalho       um longo percurso

OBJETIVOS (2018)



Esta página apresenta os objetivos do Núcleo de Estudos da Paisagem em suas duas linhas de pesquisa e ação pedagógica: estudos em história da cultura e da paisagem e processos colaborativos de construção de conhecimentos e solução de problemas.

1. Acolher, incentivar, aprofundar e orientar estudos acadêmicos de construção de conhecimentos segundo as linhas de pesquisa docente, as pesquisas e projetos em andamento, e construir com parceiros internos e externos programas de ação social, aprendizagem e ensino, segundo os valores fundamentais postulados nos princípios do NEP.

Valorizar em todos esses trabalhos as formas de conhecimento acadêmico, as dimensões poéticas e as relação sensíveis e éticas com a natureza, com as paisagens e com os viventes que as significam e transformam com suas vidas.


2. Desenvolver estudos críticos e poéticos em História da Cultura e da Paisagem

Contribuir para um debate ativo da cultura contemporânea entendida em seu sentido histórico e da transformação do espaço e da construção de valores e práticas implicadas nesses processos socais, suas formas de apropriação, valoração e gestão.

Realizar estudos sobre as poéticas e representações sociais da cidade e da natureza, procurando discutir como contribuem ou inibem a renovação das sensibilidades, as visões de mundo que mobilizam, as estratégias de resistência, as afetividades e processos criativos.

Realizar estudos inter e transdisciplinares sobre as diversas abordagens da paisagem nas artes, nas ciências e nas formas de construção e gestão do território e contribuir com esforços no sentido de uma história colaborativa da paisagem e da memória social a partir das narrativas de vida e das pesquisas históricas.


3. Desenvolver programas e projetos de ensino e formação especialmente em cooperação com escolas públicas

Estruturar, como esforço metodológico ao lado da aproximação histórica, as pesquisas e ações, de modo a correlacionar a investigação das estruturas urbanas e ambientais com estudos colaborativos locais, com atenção às interações escalares dos processos implicados.

Colocar em discussão a cultura de produção do espaço urbano, do habitar e das formas de sociabilidade e gestão, visando contextualizar a compreensão de processos espaciais implicados nos projetos e processos de configuração locais.

Gerar e participar de ações colaborativas e poéticas de produção de conhecimento, formação e ação transformadora, em processos experimentais e sensíveis dos modos de existir na paisagem e no ambiente entre outros.

Espera-se contribuir na fundamentação e construção de processos livres na transformação do ambiente, sobretudo a partir da ação no âmbito cultural , do aprendizado e da educação, da construção solidária e dialógica de conhecimentos.


clique aqui para conhecer os objetivos como formulados no período de 2002 a 2015.


Núcleo de Estudos da Paisagem, projeto Universidade Livre e Colaborativa, 2013, oficina de cartografia, CEU Perus.

voltar ao menu do Núcleo de Estudos da Paisagem







Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.



Animação de Euler Sandeville, provável 2001


religare ↑

espiral da sensibilidade e do conhecimento ↑



uma proposta de Euler Sandeville Jr.



^ retornar ao início da página

usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb