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FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP
Departamento de Projeto - Paisagem e Ambiente



AUP 663/2022 PROJETO DE PRAÇA URBANA

Professores Responsáveis:
Ana Cecília de Arruda Campos, Euler Sandeville Jr.
Quartas-feiras, 9:00 a 13:00, Vila Penteado e EMEF Philo, Perus
1º semestre 2022, disciplina optativa de graduação
tema 2022:
Anteprojeto de paisagismo para o Ecoparque da EMEF Philo Gonçalves dos Santos

início (programa)
cronograma previsto das aulas
     bibliografia básica
visite também a seção apoio didático

8. BIBLIOGRAFIA

• Básica/Obrigatória:

• ABBUD, Benedito. Vegetação e projeto. Estudos de caso em São Paulo com as reflexões de um arquiteto. Dissertação de Mestrado, FAU USP, São Paulo, 1986.
• ALEX, Sun. Projeto da Praça. Convívio e Exclusão no Espaço Público. São Paulo: Senac, 2008
• PEREIRA, Raul Isidoro. O sentido da paisagem e a paisagem consentida: projetos participativos na produção do espaço livre público. São Paulo, Tese de Doutoramento, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, 2006.

• Complementar

• AMARAL, Maria C. E.; BITTRICH, Volker. Laguinhos. Mini-ecossistemas para escolas e jardins. Ribeirão Preto: Holos, 2002.
• BARTALINI, Vladimir. Praças do metrô: enredo, produção, cenário, atores. São Paulo, Dissertação de Mestrado, FAU USP, 1988.
• BELL, Adrian D. Plant form. An illustrated guide to flowering plant morphology. Drawings Alan Bryan. Oxford: Oxford University Press, 1991.
• BURLE MARX, Roberto. Conceitos de composição em paisagismo. In Arte e Paisagem. São Paulo, Nobel, 1987, pg. 11-18.
• CHACEL, Fernando. Paisagismo e Ecogênese. Rio de Janeiro: ARTLIBER, 2004
• CHADWICK, G.F. The park and the town. Public landscape in the 19th and 20th centuries. London, The Architecture Press, 1966
• GARCIA, A.R. O arquiteto e a vegetação no Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado. São Paulo, FAU USP, 1981, mimeo
• PROCESS ARCHITECTURE CO. LTD. : Architecture, Lawrence Halprin.Tokyo, Process Architecture Co. Ltd., 1984, Third edition.
• MACEDO, Silvio Soares. A vegetação como elemento do projeto. São Paulo, Paisagem e Ambiente Ensaios IV, 1992.
• MACEDO, Silvio Soares. Quadro do paisagismo no Brasil. São Paulo: Quapá, 1999.
• MACIEL, Marieta Cardoso. O Projeto em arquitetura paisagística – praças e parques públicos de Belo Horizonte. São Paulo, Tese de Doutoramento, FAU.USP, 1998.
• MARCUS, Clare Cooper, FRANCIS, Carolyn. People places. Design guidelines for urban open space. New York, Van Nostrand Reinhold, 1990, 142 p.
• QUEIROGA, Eugênio Fernandes. O lugar de praça: pracialidades contemporâneas na megalópole do sudeste brasileiro. In SOUZA, Maria Adélia Aparecida de. Território brasileiro: usos e abusos. São Paulo, Territorial, 2003, p 130-145.
• REID, Grant W. From concept to form in landscape design, New York, Van Nostrand Reinhold, 1993.
• ROBBA, F.; MACEDO, S. Praças Brasileiras. São Paulo: EDUSP, 2002.
• SANDEVILLE JR., Euler. Aprender sobre a cidade ou aprender com a cidade? Projeto Arte no Heliópolis (2009). Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v. 1, p. 70, 2010.
• SANDEVILLE JR., Euler. Gestão de paisagens? A natureza das dificuldades. São Paulo, revista Paisagens, 2003. Disponível em http://www.usp.br/fau/depprojeto/gdpa/ paisagens.html, acesso em 08/03/2004.
• SANDEVILLE JR., Euler. Vegetação: um convite à sensibilidade. Câmara Informa Revista da Câmara de Arquitetos e Consultores. São Paulo, p.14 – 15, 2001.
• SEMPLA, Pesquisa exploratória da Relação da População com a Vegetação em São Miguel Paulista. São Paulo, UNESCO/MAB, SEMPLA, FAU USP, 1986
• SEMPLA, Vegetação significativa do município de São Paulo. São Paulo - Secretaria Municipal do Planejamento/Secretaria do Meio Ambiente – 1988
• SITTE, Camillo. A construção das cidades segundo seus princípios artísticos. São Paulo, Ed. Ática, 1992.
• SPIRN, Anne. O jardim de Granito. São Paulo, EDUSP, 1995
• WALKER, Theodore D. and DAVIS, David A. Plan Graphics, New York, Van Nostrand Reinhold, 1990. fourth edition.








Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.



Animação de Euler Sandeville, provável 2001


religare ↑

espiral da sensibilidade e do conhecimento ↑



uma proposta de Euler Sandeville Jr.



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