ensino e formação

graduação         pós-graduação         básico         +cursos

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP
Departamento de Projeto - Paisagem e Ambiente


1601103 – 2023 – CULTURA, PAISAGEM E CIDADE
DISCIPLINA OPTATIVA DE GRADUAÇÃO INTERSEMESTRAL
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Departamento de Projeto – Grupo de Disciplinas Paisagem e Ambiente
Local: FAU Maranhão
Período de realização: 24 a 28 de julho, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 hs (presencial).
Inscrições encerradas

Professor responsável: Euler Sandeville Jr.
Monitora de Pós-Graduação (PAE): Yasmin Anefalos de Oliveira
Monitora de Graduação: Gabriela Yi Zhu Chan
Convidados confirmados: Nilson Ghirardello (UNESP Bauru), Aline Alves Anhesim, Doriane Azevedo (UFMT), , Maurício de Alcântara Marinho (PNM Bororé Colônia), Magdiel Silva e Victor Miyazaki (UFU). Mario Bortoto (Coletivo Coruja), Regina Bortoto (Coletivo Coruja), Cleiton Fofão (Quilombaque)

Tema 2023: Estudo das configurações históricas das redes territoriais, suas paisagens e valorações.



Planejamento de trabalho previsto

Segunda-feira, 24 de julho de 2023

10:00 – 12:00 Apresentação e aula expositiva: “Sobre o estudo das paisagens”. Prof. Euler Sandeville Jr.

Apoio (abrem em nova janela):
SANDEVILLE JUNIOR, Euler . Paisagens, uma rápida apresentação. Ensino e Pesquisa+Instituto da Paisagem, 2020.

MENEZES, Ulpiano Bezerra de. A paisagem como fato cultural. In: YÁZIGI, Eduardo (org). Turismo e Paisagem. São Paulo: Contexto, 2002, pg. 65 a 82.

SANDEVILLE JR., Euler. A paisagem do município como território educativo. In PADILHA, Paulo R.; CECCON, Sheila e RAMALHO, Priscila (Orgs.). Município que Educa: fundamentos e propostas. São Paulo, ED,L, Vol. 1, nov., 2010.

sugiro verem as referências da disciplina de pós: Representações da Paisagem Brasileira: Natureza, Arte e Cultura ↑
e a seção Apoio Didático neste sítio.
em breve: leituras do Núcleo de Estudos da Paisagem

14:00 – 15:45 palestra: “A formação dos patrimônios religiosos na expansão urbana paulista”. Prof. Dr. Nilson Ghirardello

Apoio (abrem em nova janela):
em breve

16:15 – 18:00 palestra a: “Uma imagem do vale do Paranapanema: paisagem [cultural] entre a posse de terras e a ferrovia“. Dra. Aline Alves Anhesim

Apoio (abrem em nova janela):
em breve



Terça-feira, 25 de julho de 2023

10:00 – 12:00 aula expositiva: “Aspectos metodológicos no estudo das paisagens: os tempos”. Prof. Euler Sandeville Jr.

Apoio (abrem em nova janela):
em breve

14:00 – 15:45 palestra: “Rede urbana mato-grossense e configurações socioespaciais e econômicas”. Profa. Dra. Doriane Azevedo

Apoio (abrem em nova janela):
em breve

16:15 – 18:00 palestra

Apoio (abrem em nova janela):
veja site da Consejo Suramericano de Infraestructura y Planeamiento (COSIPLAN)



Quarta-feira, 26 de julho de 2023

10:00 – 12:00 aula expositiva: “Aspectos metodológicos no estudo das paisagens: as dinâmicas naturais”. Prof. Euler Sandeville Jr.

14:00 – 15:45 aula expositiva: Por uma estrutura ambiental urbana, cidade de São Paulo e a dimensão ambiental dos Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem“. Prof. Euler Sandeville Jr.

SANDEVILLE JR., Euler, PALMA, Bruna Feliciano. Por uma Estrutura Ambiental para a Cidade de São Paulo: Potencialidades e Impasses. São Paulo: Anais do Fórum SP 21. Avaliação do Plano Diretor e da Política Urbana de São Paulo , 2021. São Paulo: FAU-USP, IAB-SP, CEM- USP/Cebrap, IEA-USP, OAB-SP, CAU-SP, IBDU, TCM-SP, 2021. v. 1. p. 1-20.

16:15 – 18:00 palestra: “Áreas protegidas: desafios à gestão e governança“. Dr. Maurício de Alcântara Marinho



Quinta-feira, 27 de julho de 2023

10:00 – 12:00 aula expositiva: “Aspectos metodológicos no estudo das paisagens:as estruturas e as escalas”. Prof. Euler Sandeville Jr.

14:00 – 15:45 aula expositiva: “Cidades novas da alta paulista entre as décadas de 1940 e 1950”. Arq. Ms. Magdiel Silva

16:15 – 18:00 palestra: “Morfologia urbana e estruturação das cidades: um olhar a partir da Geografia”. Prof. Dr. Vitor Koiti Miyazaki



Sexta-feira, 28 de julho de 2023

10:00 – 12:00 apresentação: “As paisagens dos afetos”. Prof. Euler Sandeville Jr.

Conversa com o Movimento pelo Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá Perus Anhanguera: Euler Sandeville Jr. (NEP), Mario Bortoto (Coletivo Coruja), Regina Bortoto (Coletivo Coruja), Cleiton Fofão (Quilombaque)

TERRITÓRIOS DE INTERESSE DA CULTURA E DA PAISAGEM, UMA BREVÍSSIMA APRESENTAÇÃO. O vídeo é uma rápida apresentação de 6 minutos do conceito dos Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem, um projeto de cidade, para a cidade, criado por pressão de movimentos sociais e pelo Núcleo de Estudos da Paisagem da FAU USP no Plano Diretor de São Paulo de 2014.

Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá, Perus, Anhanguera. Video de apresentação do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá, Perus, Anhanguera elaborado no projeto Universidade Livre e Colaborativa, para exibição em sala da Bienal de Veneza (1,5 min, 2023 em inglês), decorrente do projeto Universidade Livre e Colaborativa, referente ao processo colaborativo de construção do conhecimento e de políticas públicas no Território de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP) Jaraguá Perus Anhanguera. Para página do evento clique aqui

sobre os Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem você pode acessar aqui (abre em nova janela). Recomendo ainda:

SANDEVILLE JR., Euler. Um projeto de cidade na cidade. In: Lilian Amaral; Rosana Schwartz. (Org.). Entre territórios e redes: arte, memórias, cidades. 1ed. São Paulo: e-Manuscrito,, 2022, v. 1, p. 250-268.

SANDEVILLE JR., Euler; FERNANDES, Gabriel de Andrade; BORTOTO, Regina Célia Soares. Universidade livre e colaborativa em Perus: uma experiência didático-pedagógica de aprendizagem colaborativaIn:Arquitectura y calidad socioambiental en ciudades del Cono Sur, Arquitetura e qualidade socioambiental nas cidades do Cone Sul[S.l: s.n.]. Organização: Luis Muller e Maria Lucia Refinetti Martins. (Org.). São Paulo; Buenos Aires: FAU USP (Brasil) e FADU UNL (Argentina), 2016, v. , p. 135-147.

14:00 – 18:00Caminhando paisagens invisíveis“. Debates de encerramento e organização dos trabalhos.

Caminhando Paisagens (origens, futuros)



Estratégia

Período da manhã (10:00-12:00): aulas expositivas e diálogos (aspectos metodológicos no estudo das paisagens: os tempos, as dinâmicas naturais, as estruturas e as escalas, as memórias e identificações)

Período da tarde (14:00-18:00): aulas expositivas e palestras com convidados (os tempos das paisagens; as redes territoriais; natureza, região e cidade; as regiões, os lugares e as cidades; a paisagem como valor).

Trabalho final: os alunos deverão visitar uma cidade que não conhecem, a seu critério, e fazer um relato e interpretação da cidade incluindo narrativas e desenhos a mão livre, a partir da leitura de As Cidade Invisíveis de Italo Calvino (1990).

Data de entrega: XX/XX (será definida com os alunos, prevista a princípio para outubro). A proposta do trabalho poderá ser readequada ao prazo de entrega que acordarmos, se necessário.

As aulas poderão ser gravadas, para posterior acesso livre pela internet ou outra forma de acesso.



Professor responsável e palestrantes convidados

Euler Sandeville Jr. Professor Sênior da FAU USP AUH/AUP. Arquiteto e Urbanista, Arte Educador, Mestre, Doutor e Livre Docente em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduação em Ecologia e em História da Teologia e da Igreja. Coordenador do NEP – Núcleo de Estudos da Paisagem e da Cultura, pesquisador do grupo de pesquisa em Arqueologia da Paisagem, cocriador do LABCIDADE. Foi coordenador na pós-graduação da FAU da Área Paisagem e Ambiente e do Mestrado do PROCAM – Programa de Ciência Ambiental do IEE.

segunda-feira

Dr. Nilson Ghirardello, Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design – FAAC, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-Campus de Bauru. Eleito Foi Vice-Diretor e Diretor da FAAC-UNESP/Bauru, Conselheiro no CONDEPHAAT, Presidente e Vice-presidente do CODEPAC, Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru. Conselheiro da FUNDUNESP e da Editora da UNESP.

Dra. Aline Alves Anhesim. Graduada em Arquitetura e Urbanismo em 2005, mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento em 2010 e doutora em Geografia em 2023 pela UEL – Universidade Estadual de Londrina. Integra os grupos de pesquisa (UEL) “O regional/local e a experiência histórica” e “IMAP&P – Imagens, Paisagens e Personagens”.

terça-feira

Dra. Doriane Azevedo, Professora assistente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo – FAET/UFMT. Coordena o Grupo de Pesquisa ÉPURA ( Estudo de Planejamento Urbano e Regional) e o Programa de Extensão EPURA in QUADRANTES. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFMT) Mestre e Doutora (FAU USP) (1999). Foi membro do Grupo de Pesquisa ALPLAN (Urbanização e Planejamento Brasil e América Latina/FAU/USP).

quarta-feira

Dr. Maurício de Alcântara Marinho Gestor da Parque Natural Municipal – PNM Bororé Colônia, vinculada à Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC/SVMA), no extremo sul do município de São Paulo. Bacharel em geografia, mestre e doutor em ciências e pesquisador colaborador na linha de pesquisa Novas Territorialidades de Conservação Ambiental (Departamento de Geografia/FFLCH/USP)).

quinta-feira

Ms. Magdiel Silva, Arquiteto e urbanista, Especialista em Educação e Tecnologias e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP

Dr. Vitor Koiti Miyazaki graduado, mestre e doutor em Geografia pela UNESP, Campus de Presidente Prudente. Professor dos cursos de graduação e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFU (campus Pontal), além de bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

sexta-feira

Movimento pelo Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá Perus Anhanguera. Euler Sandeville Jr. (NEP), Mario Bortoto (Empresário, Adminsitrador foi Regional de Perus, Coletivo Coruja,, REPEP-Rede Paulista de Educação Patrimonial), Regina Bortoto (Professora da Rede Municipal, Coletivo Coruja, REPEP-Rede Paulista de Educação Patrimonial), Cleiton Fofão (Quilombaque, Agendes)



Bibliografia básica e de apoio para o trabalho final

Leitura básica para o trabalho:

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo, Companhia das Letras, 1990.

Leituras de apoio sugeridas para o trabalho:

BIVAR, Antonio. Verdes vales do fim do mundo. Porto Alegre: LPM, 2006

GUINSBURG, J (org. e trad). O intinerário de Benjamin de Tudela. São Paulo: Perspectiva, 2017.

KEROUAC, Jack. Viajante solitário. Trad. Eduardo Bueno. Porto Alegre: L&PM, 2006.

LONDON, Jack. O Herege (The Aposta-te, 1906). In LONDON, Jack. De vagões e vagabundos, memórias do submundo.Trad. Alberto Alexandre Martins. Porto Alegre: LPM, 2005.

PETRARCA, Francesco. Carta do Monte Ventoso a Dionísio do Burgo Santo Sepulcro, da Ordem de Santo Agostinho, professor de Sagrada Escritura, sobre assuntos pessoais. Disponível aqui .

PIVA, Roberto; LEE, Wesley Duke Lee. Paranóia. [1963]. Rio de Janeiro: Instituto Walter Moreira Salles, 2009.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os devaneios do caminhante solitário. Trad. Laurent de Saes. São Paulo: Edipro, 2017.

SCHELLE, Karl Gottlob. A arte de passear. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SMITHSON, Robert. Um passeio pelos monumentos de Passaic. São Paulo: Espaço & Debates, n. 43-44, 2003, 120-128 [1967]

THOUREAU, Henry David. Caminhando. Trad. Roberto Muggiati. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006



1601103 – CULTURA, PAISAGEM E CIDADE

Esquema introdutório para o estudo das paisagens. Org. Euler Sandeville
Mapa conceitual (primeira parte) introduzindo os estudos disciplinares e interdisciplinares sobre paisagem. Euler Sandeville Jr., Paisagens Partilhadas, Livre Docência, 2011 (elaborado em 2010).









Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.



Animação de Euler Sandeville, provável 2001


religare ↑

espiral da sensibilidade e do conhecimento ↑



uma proposta de Euler Sandeville Jr.



^ retornar ao início da página

usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  ../libre office   gthumb gthumb