 [sumário nível 1]
 [sumário nível 1]
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA USP
Área de Concentração Paisagem e Ambiente
PROGRAMA PREVISTO 19/08 a 16/12
VÍDEOS DAS AULAS EXPOSITIVAS DISPONIBILIZADAS:
 Paisagens como experiências partilhadas e produção social ↑. Euler Sandeville
 Paisagens como experiências partilhadas e produção social ↑. Euler Sandeville A paisagem do TICP Jaraguá Perus Anhanguera. Primeira aproximação. Parte 1 ↑. Euler Sandeville
 A paisagem do TICP Jaraguá Perus Anhanguera. Primeira aproximação. Parte 1 ↑. Euler Sandeville A paisagem do TICP Jaraguá Perus Anhanguera.  Primeira aproximação. Parte 2 ↑. Euler Sandeville
 A paisagem do TICP Jaraguá Perus Anhanguera.  Primeira aproximação. Parte 2 ↑. Euler Sandeville A cultura escolar expressa em imagens ↑. Profa. Diana Gonçalves Vidal
 A cultura escolar expressa em imagens ↑. Profa. Diana Gonçalves Vidal Escola memória e território ↑. Sueli Angelo Furlan
 Escola memória e território ↑. Sueli Angelo Furlanconheça a seção Apoio Didático ↑, com diversas recomendações bibliográficas, muitas para dowload.
Na seção Publicações ↑ você encontra cerca de 60 atrtigos meus já disponíveis para dowload, sobre paisagem, ensino, pandemia (sobre pandemia veja aqui ↑), história e outros temas. No projeto A Natureza e o Tempo (o Mundo) ↑ você encontra uma série de estudos sobre história da cultura e material histórico de apoio, em especial na subseção conceituação ↑ e em "sobre a bervidade do presente" na subseção depois de 1945 ↑
MÓDULO 1. FUNDAMENTOS DA DISCIPLINA 19/08 a 02/09
Leitura indicada: 
	
SANDEVILLE JR., Euler. A espiral da sensibilidade e do conhecimento (ponto de partida) ↑. São Paulo. Projeto Biosphera21, 2017-2019. 
	
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009 [2006]. O que é o contemporâneo? ↑ p 57-73
1.  I PARTE: A cultura escolar expressa em imagens ↑ (vídeo da apresentação).
 I PARTE: A cultura escolar expressa em imagens ↑ (vídeo da apresentação).
	
Convidada: Profa. Diana Gonçalves Vidal, professora titular de História da Educação da FE.USP e diretora do Instituto de Estudos Brasileiros-IEB-USP
	
	
2.  II PARTE: Paisagens como experiências partilhadas e produção social ↑ (vídeo da apresentação).
 II PARTE: Paisagens como experiências partilhadas e produção social ↑ (vídeo da apresentação).
(A primeira parte da aula apresenta Aspectos conceituais e metodológicos dos estudos das paisagens e a segunda parte aborda a A potencialidade educativa das paisagens).
Apresentação: Euler Sandeville.
	
Apresentação: Euler Sandeville. 
	
	
Convidado: Salvador Pires (Ação Operária Católica-AOC, presidente da Frente Nacional do Trabalho-FNT)
	
	
MÓDULO 2. POÉTICAS E MEMÓRIAS 09/09 a 07/10
 Poéticas e memórias das escolas - percurso das escolas no território 1:EMEF Candido Portinari ↑ (vídeo da apresentação).. Apresentação: Cleiton Ferreira (Fofão), Maria Helena Bertolini, Regina Bortoto (GT de Educação do TICP Jaraguá Perus Anhanguera)
 Poéticas e memórias das escolas - percurso das escolas no território 1:EMEF Candido Portinari ↑ (vídeo da apresentação).. Apresentação: Cleiton Ferreira (Fofão), Maria Helena Bertolini, Regina Bortoto (GT de Educação do TICP Jaraguá Perus Anhanguera)
	 Poéticas e memórias das escolas - percurso das escolas no território 2: EMEF Paulo Prado ↑ (vídeo da apresentação).. Convidadas: Sueli Aparecida Bugana. Psicologa/ Pedagoga/ Pos-graduada em docência do ensino superior. Atuou na Secretaria Municipal do Bem Estar Social (22 anos) e EMEF Paulo Prado, onde foi diretora (18 anos), aposentada. Sarah Cazella. Pedagoga / Pós graduada em Psicopedagogia Institucional. Atuação: EMEF Paulo Prado - Professora POED (Coordenadora Pedagógica designada entre fev e jul de 2021).
 Poéticas e memórias das escolas - percurso das escolas no território 2: EMEF Paulo Prado ↑ (vídeo da apresentação).. Convidadas: Sueli Aparecida Bugana. Psicologa/ Pedagoga/ Pos-graduada em docência do ensino superior. Atuou na Secretaria Municipal do Bem Estar Social (22 anos) e EMEF Paulo Prado, onde foi diretora (18 anos), aposentada. Sarah Cazella. Pedagoga / Pós graduada em Psicopedagogia Institucional. Atuação: EMEF Paulo Prado - Professora POED (Coordenadora Pedagógica designada entre fev e jul de 2021).
	 EMEF Raul Pompéia ↑ (vídeo da apresentação). Convidada: Silmar Leila dos Santos. EMEF Raul Pompéia.
 EMEF Raul Pompéia ↑ (vídeo da apresentação). Convidada: Silmar Leila dos Santos. EMEF Raul Pompéia.
	 EMEF Júlio de Oliveira ↑ (vídeo da apresentação). Convidados: Adriano Pinheiro. Letras; Pedagogo/Arte-Educador/doutorando e mestre em educação. Atuação: EMEF Júlio de Oliveira- coordenador pedagógico.Eunice da Mota Brito. Letras; Pedagoga/Pós-graduada em Gramática e Texto da Língua Portuguesa. Atuação: EMEF Júlio de Oliveira- Professora POED - Professora de Educação Digital
 EMEF Júlio de Oliveira ↑ (vídeo da apresentação). Convidados: Adriano Pinheiro. Letras; Pedagogo/Arte-Educador/doutorando e mestre em educação. Atuação: EMEF Júlio de Oliveira- coordenador pedagógico.Eunice da Mota Brito. Letras; Pedagoga/Pós-graduada em Gramática e Texto da Língua Portuguesa. Atuação: EMEF Júlio de Oliveira- Professora POED - Professora de Educação Digital
	 Poéticas e memórias das escolas - percurso das escolas no território 4: EMEF Jardim da Conquista ↑ (vídeo da apresentação).. Convidado: Márcio Bezerra.  Geografio e Pedagogo. Atuação: Professor e Diretor de Escola aposentado. Ativista de Movimentos Sociais.
 Poéticas e memórias das escolas - percurso das escolas no território 4: EMEF Jardim da Conquista ↑ (vídeo da apresentação).. Convidado: Márcio Bezerra.  Geografio e Pedagogo. Atuação: Professor e Diretor de Escola aposentado. Ativista de Movimentos Sociais.
	 O Núcleo de Ação Educativa - NAE e a pedagogia freiriana no território noroeste ↑ (vídeo da apresentação). Convidada: Olga Kalil Figueiredo. Professora aposentada do  ensino fundamental I. Integrante do Coletivo Paulo Freire.
 O Núcleo de Ação Educativa - NAE e a pedagogia freiriana no território noroeste ↑ (vídeo da apresentação). Convidada: Olga Kalil Figueiredo. Professora aposentada do  ensino fundamental I. Integrante do Coletivo Paulo Freire.
MÓDULO 3. OFICINAS COM OS PARTICIPANTES 07/10 a 25/11
 Escola memória e território ↑ (vídeo da apresentação). Convidada: Sueli Angelo Furlan.Graduada em Ciências Biológicas – IBUSP. Cursou Geografia_FFLCH-USP. Mestrado e Doutorado em Geografia Física USP, Pós-Doutorado na Universidade de Cádiz UCA Espanha. Professora do Departamento de Geografia da FFLCH USP e do Programa de Ciência Ambiental USP, Chefe do Departamento de Geografia FFLCH-USP, Coordenadora do Núcleo de Estudos de Populações Humanas e Áreas Úmidas - NUPAUB - USP.
 Escola memória e território ↑ (vídeo da apresentação). Convidada: Sueli Angelo Furlan.Graduada em Ciências Biológicas – IBUSP. Cursou Geografia_FFLCH-USP. Mestrado e Doutorado em Geografia Física USP, Pós-Doutorado na Universidade de Cádiz UCA Espanha. Professora do Departamento de Geografia da FFLCH USP e do Programa de Ciência Ambiental USP, Chefe do Departamento de Geografia FFLCH-USP, Coordenadora do Núcleo de Estudos de Populações Humanas e Áreas Úmidas - NUPAUB - USP.
 A paisagem do TICP Jaraguá Perus Anhanguera. Primeira aproximação. Parte 1 ↑ (vídeo da apresentação). Euler Sandeville
 A paisagem do TICP Jaraguá Perus Anhanguera. Primeira aproximação. Parte 1 ↑ (vídeo da apresentação). Euler Sandeville
	 A paisagem do TICP Jaraguá Perus Anhanguera. Primeira aproximação. Parte 2 ↑ (vídeo da apresentação). Euler Sandeville
 A paisagem do TICP Jaraguá Perus Anhanguera. Primeira aproximação. Parte 2 ↑ (vídeo da apresentação). Euler Sandeville
	
	
MÓDULO 4. SEMINÁRIOS E ENCERRAMENTO 09 e 16/12

A disciplina adota a estratégia de uma oficina aberta à contribuição de professores e funcionários das escolas da região que desejem comprometer-se com os princípios de trabalho, devendo chegar a um trabalho final integrado de todos os participantes, esperando-se realizar debates públicos desse processo e seus resultados. O material produzido na disciplina será disponibilizado sob licença Creative Commons. Espera-se que os trabalhos permitam integrar capítulos de um livro.
Não haverá aula nos dias 28/10 (recesso) e 25/11 + 02/12 (reservado para fechamento dos trabalhos das equipes).
