[sumário nível 1]

ensino e formação

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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA USP
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO PAISAGEM E AMBIENTE


AUP5923/2021 - TERRITÓRIOS DE INTERESSE DA CULTURA E DA PAISAGEM (TICPS)
Prof. Resp. Euler Sandeville Junior
Colaboradores: Cleiton Ferreira (Fofão), Márcio Bezerra, Maria Helena Bertolini, Regina Bortoto (GT de Educação do TICP Jaraguá Perus Anhanguera)
horário: quintas das 18:30 às 22:30, remoto de forma síncrona de 19/08 a 16/12

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projeto pedagógico

TEMA 2021: Projeto URBANIZAÇÃO E POÉTICAS DA MEMÓRIA
URBANIZAÇÃO, HISTÓRIA E POÉTICAS DA MEMÓRIA DAS ESCOLAS NO TERRITÓRIO JARAGUÁ PERUS ANHANGUERA: PERCURSOS, ICONOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO [c. 1970 a 2010]

PAISAGENS EDUCATIVAS, PAISAGENS VIVIDAS

A paisagem é pensada como um território educativo, com especial atenção a áreas de vulnerabilidade social, visando favorecer o desenvolvimento humano e social, a valorização local e regional e sua interdependência com outros territórios da cidade e contribuir na construção de modo ativo e criativo de múltiplas estratégias integrativas dos equipamentos sociais ou de movimentos locais.

Há uma preocupação de entender a questão local e regional, buscando a compreensão de suas questões, potencialidades e disputas internas, mas também suas possibilidades de compreensão e interações com outras escalas e regiões do território da cidade. Busca-se formas dinâmicas, inovadoras e participativas para a solução colaborativa e solidária de problemas, inclusive a geração de renda a partir da educação, do conhecimento e do compromisso com o espaço público e a qualidade ambiental.

No ano em que comemoramos o centenário de Paulo Freire a disciplina AUP5923/2021 faz uma seleção temática que pretende homenageá-lo pensando o Território Jaraguá Perus Anhanguera na relação entre educação, território e ambiente como espaço de aprendizagem vivido e transgeracional.

A partir das memórias suscitadas pelos registros fotográficos do acervo de professores e alunos convidados e as poéticas que afloram desse rememorar e narrar, repensamos o lugar da escola no território como um lugar vivido na transformação dessas paisagens e desses tempos em que nos constituímos como sujeitos. Dessa metodologia concebida colaborativamente emerge o conteúdo da disciplina que visa trabalhar com o registro iconográfico como suporte da memória e como constituição de um acervo local, que permita colocar o imaginário em contínua construção na discussão da escola no território nessa região da cidade, como parte de um projeto mais amplo de sua transformação.

Obs: A questão ambiental e processos dialógicos solidários são centrais no processo da disciplina.


Universidade Livre e Colaborativa, aula em março de 2013 no CEU Perus.



ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO
AUP5923/2021TERRITÓRIOS DE INTERESSE DA CULTURA E DA PAISAGEM (TICPS)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP
Prof. Resp. Euler Sandeville Junior
Colaboradores: Cleiton Ferreira (Fofão), Márcio Bezerra, Maria Helena Bertolini, Regina Bortoto (GT de Educação do TICP Jaraguá Perus Anhanguera)




tatuar na pedra com coração e mistério
Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb


Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


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