cartografia exploratória (PUB)
paranapanema/aguapei-peixe (UNESP)
paisagens do centro-oeste paulista CNPq)
seja bem vinda, seja bem vindo!
Esta linha de pesquisa docente investiga interações escalares e temporalidades na configuração histórica e presente do centro-oeste paulista e suas relações com processos interestaduais e nacionais, as tensões entre sociedade e cultura das práticas nessas paisagens, com atenção à persistência ressignificada de outros tempos e temporalidades na tessitura das redes e lugares e seu processo de reconfiguração de paisagens e das vivências e valores. Esta linha de trabalho tem gerado pesquisas como aquelas indicadas no menu acima desta seção e ações educativas e formativas envolvendo graduação, pós-graduação e extensão.
Nos últimos anos, a percepção das dinâmicas ambientais, sociais e territoriais e suas interações escalares e temporalidades na configuração histórica das paisagens e das representações sociais, tem me levado a uma nova proposição de estudos, em fase exploratória inicial, com foco no Centro Oeste Paulista e com horizonte no conjunto de bacias hidrográficas implicadas (Bacia do Alto e Médio Paraná e no limite Bacia do Prata).
Na pesquisa é necessário entender a cidade tanto em uma perspectiva territorial na qual se insere, que inclui tanto redes de cidades organizadas em regiões com sua distribuição desigual regional e intraurbana de riquezas, quanto sua inserção em sistemas produtivos e ecossistemas naturais que transforma para sua existência e manutenção, com impactos nos chamados recursos naturais, nos potenciais de paisagem e comprometendo em graus diversos a conservação da biodiversidade e sua integridade social.
A experiência advinda de estudos históricos da paisagem e da cultura brasileira a partir das representações, bem como em processos participativos e colaborativos de construção de conhecimentos e políticas públicas a partir das memórias e afetos, no sentido de que os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo, no dizer de Paulo Freire, e da interpretação da paisagem em sua dimensão cultural, histórica e ecológica, deve proporcionar interfaces interessantes com projetos de pesquisa, formação e aprendizagem. Vejo a necessidade de trazer as pesquisas para um processo dialógico acadêmico e cultural no âmbito deste projeto, contribuindo para a compreensão das paisagens culturais paulistas e sua potência pedagógica.