biosphera21

               voltar ao início

na natureza e no tempo (no mundo) ↑
paisagens partilhadas+ensino
estudos das Escrituras ↑
labirintos da alma
na espiral
sobre








   
você está em Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá Perus


retornar ao sumário do TICP Jaraguá Perus





Foto: processos colaborativos para um projeto de cidade.


TICP-JARAGUÁ PERUS
página em construção

O TICP-JP foi criado pela Lei 16.050, de 31 de julho de 2014 que instituiu a Política de Desenvolvimento Urbano e o Plano Diretor Estratégico de São Paulo, artigos 314 a 317, cf. também 67, 312. Veja na página de abertura mais informações gerais sobre esse instrumento urbanístico e de desenvolvimento local e regional.

O TICP-JP abrange os distritos de Perus e Jaraguá na subprefeitura de Perus e o distrito de Anhanguera na subprefeitura de Pirituba (no Plano Regional de 2016 foi acrescentado um setor no distrito de Pirituba). O recho correspondente aos três distritos iniciais revela uma coninidência de perímetro muito próxima da unidade fisiográfica de um conjunto de bacias que drena para o rio Juqueri, com importantes fragmentos de vegetação nativa ou de interesse para a funcionalidade ecológica da região norte da metrópole paulistana. O trecho abriga ainda importante patrimônio material e ambiental e uma história de lutas sociais nas áreas trabalhista, habitacional, cultural, educacional, ambiental e da saúde.

A região apresenta importantes remanescentes de vegetação (Parque Jaraguá, Cantareira, parques como Anhanguera, e na bacia do Perus o Pinheirinho D'água, do Fogo, sendo ainda previstos o do Ribeirão Perus e A Luta dos Queixadas, além da existência de fragmentos na área de estudo sujeitos à pressão da urbanização), patrimônio histórico material e imaterial significativo com uma história de lutas sociais, com muitos bairros de baixa e média renda e um processo de urbanização complexo, que tende a sofrer transformações radicais e incrementos com um conjunto de obras públicas já realizadas (Rodoanel trecho Oeste) ou em curso (Rodoanel trecho Norte), ou ainda em implementação (Ferroanel e Novo Entreposto de São Paulo - NESP, com criação de Zona de Ocupação Especial em 2016 e Projeto de Intervenção Urbana dec 57.569/2016).


clique aqui para baixar folder de apresentação do TICP-JP ↑


a delimitação proposta pela Universidade Livre e Colaborativa considera as bacias tributárias do rio Juqueri e os limites administrativos dos distritos de Perus e Anhanguera (Subprefeitura de Perus) e o distrito de Jaraguá (Subprefeitura de Pirituba)


a delimitação proposta para o Plano Regional de 2016 traz a mesma delimitação proposta pela Universidade Livre e Colaborativa, agregando um corredor ao sul no distrito de Pirituba.











^ retornar ao início da página


espiral da sensibilidade e do conhecimento
uma proposta de Euler Sandeville Jr.







contato ↑
licença ↑