religare: eu amo a Deus


ESCRITURAS      VIDA CRISTÃ      APRESENTAÇÃO      FEITO EM CASA


SOBRE ESTE SITE:

retornar ao menu da seção



APRESENTAÇÃO


Euler Sandeville Jr, São Paulo, 14 de setembro de 2017.


Ouve, ó Israel, YHWH é nosso Deus é o único YHWH” (BJ)

(שמע ישראל יהוה אלהינו יהוה ׀ אחד ׃)



Seja bem vinda, seja bem vindo ao meu blog pessoal. Espero que possa encontrar aqui estudos e meditações que possam ajudá-lo ou incentivá-lo a conhecer mais a Deus e a Bíblia. A Bíblia é simples, é feita para que todos possam entender o caminhar com Deus.

O que você encontrará aqui são as minhas reflexões a partir das Escrituras, o modo como as tenho lido e o que tenho aprendido. De modo que a motivação deste sítio também deve ser simples: é um espaço cristão. É basicamente um espaço de fé, não de religião.

Entre as coisas que tenho aprendido está que a vida é a única oportunidade e ferramenta para nosso aprendizado e crescimento. Essa liberdade que Deus nos deu é também responsabilidade e é a base da vida cristã.

Duas verdades saltam aos meus olhos, embora aprender a caminhar nelas demande aprender na prática. Eis a essência do que somos convidados a aprender, tal como está nas Escrituras:

Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!

Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.

O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes (Marcos 12.29-31).

As reflexões que constam aqui são decorrentes da minha busca por Deus. No modo como penso, creio que cada um deve construir o seu caminho na busca de Deus. Obviamente, também não espero que você considere verdade o que digo, examine por você mesmo e busque a Deus em sua vida. Sendo isso uma escolha, é necessário aprender a discernir as consequências decorrentes dessas recusas e escolhas.

O que qualquer sítio pode lhe oferecer é, quando muito, uma reflexão, uma experiência adquirida, um modo de ver, estrito a quem o apresenta e você pode concordar ou não. Ninguém deve tomar o outro por medida e o valor do que aprendemos é dado se conduz à preservação da vida, à cura das feridas e mágoas, à superação e reparação do que ficou para trás, se nos fortalece para termos coragem e discernimento para a caminhada e os desafios que a cada dia se colocam.

Fiz 60 anos em 2017 e vejo claramente: estou apenas começando a aprender. Nossa breve existência é uma possibilidade de aprendizagem contínua. Este blog é apenas um espaço para pensar e compartilhar dúvidas, experiências, buscas e aprendizagem na brevidade rápida e fascinante da nossa passagem por este mundo maravilhoso.

Mundo maravilhoso, esta bola azul em que navegamos nossa história. No entanto, nossas ações individuais e coletivas nem sempre o são. Ao contrário, em nossa história, inclusive recente, impera a injustiça, a ganância, a corrupção, a maldade e a indiferença ceifando vidas, em clara oposição a Deus e aos seus ensinamentos.

Esta condição, segundo as Escrituras, é decorrência do abandono a Deus por estas gerações e em algumas postagens haveremos de tratar disso aqui também. Muitas vezes, esse retirar-se da presença de Deus é também de pessoas que falam em Seu nome, para grande tristeza e condenação do tempo em que vivemos.

Não importa, também há o sentimento de solidariedade, de amizade, de amor, de ver a beleza. Seja como for, onde quer que você esteja, digo por experiência própria, este é o tempo em que está ao alcance de cada um a misericórdia e o perdão de Deus, a comunhão com Ele, para quem assim desejar verdadeiramente em seu coração, como Jesus ensinou:

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou.

Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.

Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo? Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.

Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais. Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim; contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.
(João 14; ARA)


retornar ao início da página

retornar ao menu da seção

Escrituras      vida cristã      apresentação      vídeos



Foto de remador (foto de Euler Sandeville Jr., 2007)




contato

uma proposta de Euler Sandeville Jr.






^ retornar ao início da página
contato ↑
licença ↑


A perspectiva deste sítio é bíblica. Aqui você encontrará estudos e meditações no texto bíblico e seus ensinos e sobre a vida pessoal na busca por Deus diante de um mundo em rápida mudança.
O sítio não foi pensado para responder a questões de natureza científica nem a necessidades de aconselhamento pastoral ou psicológico, todas essas coisas importantes e que contam com seus locais próprios de discussão e ensino.