biosphera21

                voltar ao início

na natureza e no tempo (no mundo)
habitar paisagens partilhadas
estudos judaico-cristãos
labirintos da alma
apoio didático
na espiral
sobre








   
você está em apoio didático

leituras recomendadas

estudos da paisagem: conceitual e metodológico

trabalhos de alunos





Atlas (c. 1602?) no Teatro delle Acque (Teatro das Águas), de Carlo Maderno e Orazio Olivieri. Villa Aldobrandini (Villa Belvedere), Frascati, na Província de Roma. Disponível em atlasofdigitaldamages.info/v1/ Acesso em 20/01/2016.


APOIO DIDÁTICO: LEITURAS INDICADAS
todos os links abrem em nova janela


SOBRE A ESPIRAL

SANDEVILLE JUNIOR, Euler. Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento. Manifesto 2003. São Paulo: Ambiente.arq, 2003.

SANDEVILLE JUNIOR, Euler . Manifesto Espiral. São Paulo: Cidade Sem Nome n. 6, 2008.


SOBRE PAISAGEM

SANDEVILLE JÚNIOR, Euler. Paisagem. Paisagem e Ambiente, São Paulo, n. 20, p. 47-59, june 2005. ISSN 2359-5361. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/paam/article/view/40228/43094>. Acesso em: 25 dec. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i20p47-59.

SANDEVILLE JUNIOR, Euler . Paisagens e métodos. Algumas contribuições para elaboração de roteiros de estudo da paisagem intra-urbana. Paisagens em Debate, FAU.USP, v. 2, p. 1, 2004.

SANDEVILLE JÚNIOR, Euler. Paisagens Partilhadas. Paisagem e Ambiente, São Paulo, n. 30, p. 203-214, june 2012. ISSN 2359-5361. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/paam/article/view/78117>. Acesso em: 25 dec. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i30p203-214.

SANDEVILLE JÚNIOR, Euler; HIJIOKA, Akemi. Flores de cerejeira e da paineira (paisagens). Paisagem e Ambiente, São Paulo, n. 24, p. 201-207, dec. 2007. ISSN 2359-5361. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/paam/article/view/86103. Acesso em: 25 dec. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i24p201-207.

SANDEVILLE JUNIOR, Euler. Paisagens partilhadas. São Paulo: Livre Docência, Faculdade de Arquitetura e urbanismo da USP, vol. 1, 2011.


APRENDIZAGEM COLABORATIVA

SANDEVILLE JUNIOR, Euler.A paisagem do município como território educativo. In PADILHA, Paulo R.; CECCON, Sheila e RAMALHO, Priscila (Orgs.). Município que Educa: fundamentos e propostas. São Paulo, ED,L, Vol. 1, nov., 2010.

SANDEVILLE JUNIOR, Euler. Paisagens vivenciadas, educação-pesquisa-aprendizado em ação. Anais do 10 ENEPEA – Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura. Porto Alegre: PUCRS, 2010.

SANDEVILLE JUNIOR, Euler. Participação e universidade. Universidade e participação In: Anais do  Seminário Nacional Paisagem e Participação: Práticas no Espaço Livre Público. São Paulo: FAU USP, 2007.

SANDEVILLE JUNIOR, Euler. Aprendizagem em ação: por pedagogias participantes e criativas na paisagem e no ambiente. Por um cotidiano criativo. Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento, Núcleo de Estudos da Paisagem, on line, São Paulo, 2013.

SANDEVILLE JR., Euler; MANFRÉ, Eliane. Cultura e Paisagem, uma nova perspectiva no tecido urbano. São Paulo: Observatório das Metrópoles, 2014.

SANDEVILLE JÚNIOR, Euler; FERNANDES, Gabriel de Andrade; BORTOTO, Regina Célia Soares. Universidade livre e colaborativa em Perus: uma experiência didático-pedagógica de aprendizagem colaborativaIn:Arquitectura y calidad socioambiental en ciudades del Cono Sur, Arquitetura e qualidade socioambiental nas cidades do Cone Sul[S.l: s.n.]. Organização: Luis Muller e Maria Lucia Refinetti Martins. (Org.). São Paulo; Buenos Aires: FAU USP (Brasil) e FADU UNL (Argentina), 2016, v. , p. 135-147.


LEITURAS BÁSICAS ESPERADAS

BOSI, Alfredo. Um testemunho do presente. In MOTA. Carlos Guilherme, Ideologia da cultura brasileira, 1933-1974. Pontos de partida para uma revisão histórica. São Paulo: Ática, 1994, 9a. ed. p. I-XVII

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas [1973]. Rio de Janeiro: LTC, 2008

GORZ, André. Carta a D. História de um amor. Tradução Celso Azzam Jr., Posfácio Josué Pereira da Silva. São Paulo: Annablume: Cosac Naify, 2008

KING JR., Martin Luther. “Eu tenho um sonho”. Discurso, realizado no dia 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, D.C. como parte da Marcha de Washington por Empregos e Liberdade.

KING JR., Martin Luther. “I have a dream”. Discurso, realizado no dia 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, D.C. como parte da Marcha de Washington por Empregos e Liberdade.

KING JR., Martin Luther. I have a dream [video, legendado], 1963.. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NOCJKCENFOA

KROPOTKIN, P. La conquista del plan. Trad. Léon-Ignacio. EBooksBrasil, 2006.

LONDON, Jack. O Herege (The Aposta-te, 1906). In LONDON, Jack. De vagões e vagabundos, memórias do submundo.Trad. Alberto Alexandre Martins. Porto Alegre: LPM, 2005.

REICH, Wilhelm. Escute, Zé Ninguém. Trad. Waldéa Barcellos, 2a. ed.. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

TOLSTÓI, Liev. Uma confissão. São Paulo: Mundo Cristão, 2017.


LEITURAS RECOMENDADAS

* AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009 [2006].

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, No 19, Jan/Fev/Mar/Abr 2002.

CALDEIRA, Teresa P.R. A Política dos Outros – O Cotidiano dos Moradores da Periferia e o que pensam do poder e dos poderosos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

* DEBORD, Guy-E. Informe sobre la construcción de situaciones y sobre las condiciones de la organización y la acción de la tendencia situacionista internacional (documento fundacional, Cosio d’Arroscia, 1957). In Internacional Situacionista. Textos íntegros en castellano de la revista internationale Situationniste (1958-1968), vol. 1. Tradução Luis Navarro. Madrid, Literatura Gris, 1999, p 205-220.

* DEBORD, G.-E.; A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

* FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2010. [1968, Santiago]

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Instituto Paulo Freire/Cortez, 2001. [1959].

HEIDEGGER, Martin. Construir, habitar, pensar. [Bauen, Wohnen, Denken] (1951) conferência pronunciada por ocasião da “Segunda Reunião de Darmastad”, publicada em Vortäge und Aufsätze, G. Neske, Pfullingen, 1954. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback.

MCHARG, Ian.L. Proyectar com la Natureza. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2000

* MENESES, Ulpiano Bezerra de. A paisagem como fato cultural. in YÁZIGI, Eduardo (org). Turismo e Paisagem. São Paulo: Contexto, 2002, pg. 65 a 82

* MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. Tradução Edgar de Assis carvalho, 7a ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2005

RECLUS, Élisée. Do sentimento da natureza nas sociedades modernas. Prefácio e trad. de Plinio Augusto Coêlho. São Paulo: Imaginário, 2010 [1866]

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo: EDUSP, 2002

* SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. Tradução Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 2009.

THOUREAU, Henry David. Caminhando. Trad. Roberto Muggiati. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006

THOUREAU, Henry David. Desobediência civil. São Paulo, L&PM Pocket, 1849/2001

VALLADARES, Licia do Prado. A invenção da favela. Do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

* VOGEL, Arno; SANTOS, Carlos Nelson F. dos (coord). Quando a rua vira casa. Apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro. Rio de Janeiro: IBAM, 1985, 3a ed. [pesq. 1979]


ENFRENTAMENTO DE QUESTÕES DE MÉTODO NO GRUPO/MATERIAL EMPÍRICO

 

ESTRUTURAS DA PAISAGEM E INTERAÇÃO ESCALAR

ANGILELI, Cecília Maria de Morais Machado; SANDEVILLE JÚNIOR, Euler. Uma Experiência de Estudo Colaborativo de Paisagens na Brasilânida, São Paulo. Paisagem e Ambiente<, São Paulo, n. 30, p. 29-44, june 2012.

SANDEVILLE JR. Euler; RADOLL, Gabriella. Dinâmicas da paisagem: espaço público, infraestrutura verde, e participação social nas políticas públicas. Arq.Urb- Revista eletrônica de Arquitetura e Urbanismo, v. 4, p. 55-79, 2010.

RÜSCHE, Roberto. Potencialidades para a Criação de um Sistema de Espaços públicos de Conservação e Lazer na sub-bacia do Córrego Padre Simplício, Jundiaí, SP. Orientação: Euler Sandeville Jr. Iniciação científica: FAU USP, 2005.

RADOLL, Gabriela. Sistemas de Espaços Livres e População em bacia no Município do Embú. Orientação: Euler Sandeville Jr. São Paulo: Iniciação Científica, FAU USP, 2009.

BERNARDI, Lucia. O aporte das áreas verdes à conservação da natureza em Parque Natural Municipal, Montevidéu, Uruguai. Orientação: Euler Sandeville Jr. Dissertação de Mestrado, São Paulo: FAU USP, 2007.

RADOLL, Gabriella Roesler. A criação do Parque Natural Municipal Itaim e sua potencialidade como catalisador de transformações socioambientais. 2014. Orientação: Euler Sandeville Jr. Dissertação (Mestrado em Paisagem e Ambiente) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

 

TRABALHOS DE CAMPO

ANGILELI, Cecília Machado. Paisagens Reveladas no Cotidiano da periferia. Distrito de Brasilândia, Zona Norte do Município de São Paulo. Orientação: Euler Sandeville Jr. São Paulo: Dissertação de Mestrado, FAU USP, 2007.

ANGILELI, Cecília Machado. Chão. Orientação: Euler Sandeville Jr. São Paulo: Tese de Doutoramento, FAU USP, 2007.

LIMA, Patricia Ferreira e. A percepção e interpretação da paisagem: uma ferramenta de conservação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marili Dias – São Paulo. 2016. Orientação: Euler Sandeville Jr. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) – Instituto de Energia e Ambiente, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016

BROERING, Andreia. Mecanismos de envolvimento comunitário e gestão da paisagem do entorno de reserva particular de patrimônio natural – RPPN: Estudo de caso Paulo Lopes, Santa Catarina. 2008-2001>. Orientação: Euler Sandeville Jr. Dissertação de Mestrado, PROCAM – Universidade de São Paulo, 2009.

MORENO, Juliana Cavalheiro. Comunidades quilombolas no entorno do parque estadual intervales: análises das relações e transformações da paisagem. Orientação: Euler Sandeville Jr. Dissertação de Mestrado, PROCAM – Universidade de São Paulo, 2011.

SANDEVILLE JR., Euler; ANGILELI, Cecília Maria de Morais Machado. Paisagem e Lazer: representações da metrópole (para os brasileiros de Brasilândia). Rio Claro: Revista OLAM, 2005.

SILVEIRA, Catarina Faria Alves. Paisagem: Lá e Aqui : estudo das práticas de transformação da paisagem em comunidades rurais da Zona da Mata Mineira. Orientação: Euler Sandeville Jr. Dissertação de Mestrado, PROCAM- Universidade de São Paulo, 2008.

SOARES, Cláudia Cruz. Heliópolis: paisagem que educa. Orientação: Euler Sandeville Jr. São Paulo: Dissertação de Mestrado, FAU USP, 2010 .

CAMPOS, Diego Monteiro Gomes de. Potencialidades para criação do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP) Jacú Pêssego, zona leste da cidade de São Paulo. 2017. Orientação: Euler Sandeville Jr. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) – Instituto de Energia e Ambiente, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

SUGUIMOTO, Flávia Tiemi. Paisagens do Médio Tietê: Formas de Uso e Apropriação de suas Águas para Lazer. Orientação: Euler Sandeville Jr. São Paulo: Dissertação de Mestrado, FAU USP, 2007.

VIEIRA, Rosana Silva. Paisagens invisíveis: os sertões de Ubatuba – SP. 2008. Orientação: Euler Sandeville Jr. Dissertação (Mestrado em Paisagem e Ambiente) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008








^ retornar ao início da página


espiral da sensibilidade e do conhecimento
uma proposta de Euler Sandeville Jr.