biosphera21

               voltar ao início

na natureza e no tempo (no mundo)
paisagens partilhadas+ensino
estudos das Escrituras
labirintos da alma
na espiral
sobre








   
sobre este portal


retornar ao menu da seção





Desenho: Bactris hirta Mart. [as Bactris unaensis Barb. Rodr.]. Barbosa Rodrigues, J..Sertum palmarum brasiliensium, vol. 2: t. 17 (1903).







Euler Sandeville Jr.


Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento
Projeto Bisophera21 / Instituto da Paisagem
Professor e Pesquisador, Arquiteto e Urbanista, Arte Educador.


RESENHA CURRICULAR:


APRESENTAÇÃO:

Professor Livre Docente em Paisagem e Ambiente (Arquitetura e Urbanismo, 2011), Mestre (1993) e Doutor (1999) em Estruturas Ambientais Urbanas, Pós-graduação em Ecologia (1996), Pós-Graduação em História da Igreja e da Teologia (2021), Arquiteto e Urbanista (1981), Arte Educador (1994), Poeta.

Criador do Projeto Biosphera21 (http://biosphera21.net.br/), criador e pesquisador do Projeto Instituto da Paisagem/ Biosphera21 (http://institutodapaisagem.com.br/).

Professor Sênior da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2021-...) e Professor do Programa de Pós-Graduação da FAU USP (desde 2002).

Professor Livre Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2001-2019), Professor Orientador do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (2003-2017).

EXPERIÊNCIA:

Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, Ecologia, História das Artes e da Cultura, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo. Desenvolve duas linhas de pesquisa e ação cujas ênfases estão em "História da Cultura e da Paisagem" e "Processos Colaborativos de Construção de Conhecimentos e Ações Educativas (Paisagens Partilhadas / Territórios Educativos)", acolhendo pesquisadores de diversas áreas de formação, desde iniciação científica até pós-doutoramento e desenvolvendo processos colaborativos com comunidades e escolas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, participação social e ações educativas (linha de pesquisa), história da cultura, da natureza e da paisagem: representações e poéticas (linha de pesquisa), ministrando disciplinas nos campos de Projeto e Planejamento da Paisagem, Planejamento Ambiental, História da Paisagem Brasileira, História da Paisagem (FFLCH), Gestão Colaborativa e Participação Social, Teoria da Paisagem, História da Arte e do Paisagismo em graduação e pós-graduação. Teve projetos premiados e deu consultoria em projeto no exterior, atuou entre outros projetos na regulamentação da APA do Carmo, criação e implantação do Programa de Gestão da Paisagem e do Patrimônio Eixo Sé-Arouche, organizando ainda o Seminário A Imagem da Cidade e o Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura, teve participação nos Núcleos Regionais de Planejamento, co-autor do Serviço Educativo do Teatro Municipal de São Paulo e em pesquisas na área de Iconografia e Museus.

INSERÇÃO PROFISSIONAL ANTERIOR:

Professor Orientador do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (2003-2017), Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2001-2019) e do IAU USP (1986-1987), membro de colegiados (Congregação, Conselho de Departamento, Coordenação de Curso - CoC AU, Comissão de Extensão, Grupo de Apoio Pedagógico, Coordenador de Grupo de Disciplinas).

Membro do Conselho do Centro Interunidades de História da Ciência da Universidade de São Paulo (2017-2019), Coordenador do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LABCIDADE, FAU USP 2005-2016), Coordenador do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM.USP – 2006 a 2010), Coordenador (2005-2008) e Vice-Coordenador (2008-2014, 2017-2019) da Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e e Urbanismo da FAU.USP.

Consultor em equipes interdisciplinares na área de recuperação ambiental do trecho sul do Rodoanel (coordenando a equipe Social), na regulamentação da APA do Tietê (coordenando a equipe Social), no Plano de Áreas Verdes e Reservas da USP e grupo de apoio ao plano de áreas verdes do município de São Paulo e no plano de paisagem, proteção e gestão do patrimônio da área central. Criou o Programa Universidade Livre e Colaborativa construído dialogicamente com moradores, do que resultou a criação do Monumento Natural da Pedra Grande em Atibaia, a criação em São Paulo dos Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem, exposição Paisagens de Mário de Andrade no IEB USP, cursos de história da paisagem na FAU, no IEB e na Pinacoteca.

Assistente Técnico na Prefeitura do Município de São Paulo no Departamento de Patrimônio Histórico (SMC 1983-1988) e Arquiteto e Urbanista na Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (SEHAB 1989-1994). Professor da Universidade Católica de Santos (1986-1999) onde coordenou o Departamento de Teoria da Arquitetura da FAU Santos (1988-1990), da Universidade Braz Cubas (1987-2003), da Universidade São Judas Tadeu (1993-1997), da FAAP, da UNG, UNIBERO (graduaçã e pós-graduação em Adminsitração Hoteleira), trabalhou em ensino de I e II Graus e Supletivo, Museus, Teatros (1983-1985) e teve escritório técnico Arte Ambiente Projetos de Arquitetura e Paisagismo (1986-1996).


currículo Lattes ↑


reinventar as ideias para o século 21 (este mundo está em guerra, mas desejamos a paz)


usamos software livre xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb








^ retornar ao início da página


espiral da sensibilidade e do conhecimento
uma proposta de Euler Sandeville Jr.







contato ↑
licença ↑