ideias e ações para um mundo melhor

biosphera21

               voltar ao início

na natureza e no tempo (no mundo)
paisagens partilhadas+ensino
estudos das Escrituras
labirintos da alma
na espiral
sobre








   
menu inicial da seção paisagens partilhadas

universidade de são paulo

ensino:

graduação
IAU    FAU

pós-graduação
   pós-graduação FAU
   pós-graduação PROCAM
   pós-graduação FFLCH

visite a seção apoio didático da Biosphera21 ↑

núcleo de estudos da paisagem:

apresentação

orientação a pesquisa
 pós-doutorado
 dissertações
 doutorados
 trabalhos de conclusão
 iniciação científica

paisagens partilhadas
projetos em 2018-2019
universidade livre e colaborativa
diagramas conceituais
territórios de interesse da cultura e da paisagem ↑
Intervenções no Plano Diretor 2014
Observatório de Remoções
Projeto Pedra Grande, Atibaia
Projeto Brasilândia
Projeto à Margem do Cinema
Projeto Aricanduva
Projeto Pirajussara
Projeto Heliópolis
Projeto Coletivo CICAS
Projeto Guarapiranga/Billings
Fórum da Paisagem
Projeto Ocupação Mauá
Projeto Salto da Divisa, Jequitinhonha, MG
+ projetos



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Existimos em paisagens partilhadas. É parte de nossa condição humana existirmos apenas entre outros, com os quais e entre os quais aprendemos a nos significar e a escolher nossos caminhos. Existimos no mundo, e nossa existência é uma contínua compreensão desse mundo e de sua transformação, no qual construímos nossos significados, esperanças e capacidade de ação. Infelizmente, como temos visto, esse modo de partilha pode ser violento e adverso ao extremo, o que temos a obrigação de recusar.

Felizmente, como devemos preferir, essa partilha também pode ser solidária e afetiva, para o que temos a obrigação de procurar os meios colaborativos que contribuam para estas possibilidades melhores.





Folha, detalhe. Foto de Euler Sandeville, 2009.









^ retornar ao início da página


espiral da sensibilidade e do conhecimento
uma proposta de Euler Sandeville Jr.







contato ↑
licença ↑