ideias e ações para um mundo melhor

biosphera21

               voltar ao início

na natureza e no tempo (no mundo)
paisagens partilhadas+ensino
estudos das Escrituras
labirintos da alma
na espiral
sobre








   
menu inicial da seção paisagens partilhadas

universidade de são paulo

ensino:

graduação
IAU    FAU

pós-graduação
   pós-graduação FAU
   pós-graduação PROCAM
   pós-graduação FFLCH

visite a seção apoio didático da Biosphera21 ↑

núcleo de estudos da paisagem:

apresentação

orientação a pesquisa
 pós-doutorado
 dissertações
 doutorados
 trabalhos de conclusão
 iniciação científica

paisagens partilhadas
projetos em 2018-2019
universidade livre e colaborativa
diagramas conceituais
territórios de interesse da cultura e da paisagem ↑
Intervenções no Plano Diretor 2014
Observatório de Remoções
Projeto Pedra Grande, Atibaia
Projeto Brasilândia
Projeto à Margem do Cinema
Projeto Aricanduva
Projeto Pirajussara
Projeto Heliópolis
Projeto Coletivo CICAS
Projeto Guarapiranga/Billings
Fórum da Paisagem
Projeto Ocupação Mauá
Projeto Salto da Divisa, Jequitinhonha, MG
+ projetos



UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DISCIPLINAS DE PÓS-GRADUAÇÃO MINSTRADAS FAU USP, NO PROCAM USP E NA FFLCH USP
todos os links desta página abrem em uma nova janela ↑




2021_______________________________________________________

segundo semestre de 2021:
AUP5923/2021 TERRITÓRIOS DE INTERESSE DA CULTURA E DA PAISAGEM (TICPS)
Tema 2021: URBANIZAÇÃO E POÉTICAS DA MEMÓRIA
URBANIZAÇÃO, HISTÓRIA E POÉTICAS DA MEMÓRIA DAS ESCOLAS NO TERRITÓRIO JARAGUÁ PERUS ANHANGUERA: PERCURSOS, ICONOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO [c. 1970 a 2010]
Professores: Euler Sandeville Junior (Prof. Resp. FAU USP), Professores Colaboradores na disciplina: Cleiton Ferreira (Fofão), Márcio Bezerra, Maria Helena Bertolini, Regina Bortoto (GT de Educação do TICP Jaraguá Perus Anhanguera)



2020_______________________________________________________

segundo semestre de 2020:
AUP5871 - REPRESENTAÇÕES DA PAISAGEM BRASILEIRA: NATUREZA, ARTE E CULTURA
Prof. Resp. Euler Sandeville Junior
O objetivo desta disciplina é estudar representações das paisagens brasileiras discutindo-as em uma perspectiva histórica cultural de longa duração, a partir de ensaios sobre diferentes séries documentais selecionadas (narrativas, memórias, relatórios, artes plásticas, música, cinema, e outras fontes), procurando desvendar os contextos históricos em que são produzidos, o ideário que mobilizam, suas percepções e representações.



2019_______________________________________________________

segundo semestre de 2019:
AUP5883 - PAISAGENS CONTEMPORÂNEAS: TERRITORIALIDADES E TENSÕES CULTURAIS
Prof. Resp. Euler Sandeville Junior, Jorge Bassani
Histórico da disciplina

AUP5923/2019 TERRITÓRIOS DE INTERESSE DA CULTURA E DA PAISAGEM (TICPS)
Prof. Euler Sandeville Junior
A paisagem é pensada como um território educativo, com especial atenção a áreas de vulnerabilidade social, visando favorecer o desenvolvimento humano e social, a valorização local e regional e sua interdependência com outros territórios da cidade e contribuir na construção de modo ativo e criativo múltiplas estratégias integrativas dos equipamentos sociais ou de movimentos locais.



2018_______________________________________________________

2018/1 AUP5883 PAISAGENS CONTEMPORÂNEAS: CONTRACULTURA E RESISTÊNCIA
Prof. Resp. Euler Sandeville Junior, Jorge Bassani
Histórico da disciplina
A disciplina propõe a trabalhar criticamente um material temático recortado a partir de movimentos artísticos, culturais e de ativismo de inspiração libertária, a partir do marco do final da Segunda Guerra Mundial. A cada oferecimento é pensada uma abordagem específica, já tendo sido trabalhados os seguintes temas: Contracultura (2008, 2010), Tropicalismo (2013), América (2015).
Para 2018 a temática será o Mundo Contemporâneo, a partir de três aproximações sucessivas: do Iluminismo até hoje; do final da Segunda Guerra até hoje; de 2001 até hoje, a partir de abordagens temáticas que atravessam essas durações e de eventos nelas circunscritos, tais como Teoria e Prática do Conhecimento, Resistência Não Violenta, Contemporaneidade.



2017_______________________________________________________

2017/2 AUP5871 REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA E DA CIDADE NO BRASIL.
Prof. Resp. Euler Sandeville Junior.
Palestrantes: Ana Maria Belluzzo, Beatriz Bueno, Solange Aragão, Valéria Piccoli
proposta da disciplina↑ * plano de ensino previsto↑ * proposta de trabalho↑ * programa no Janus↑ * (estes linques abrem em nova aba)
Após ler estes artigos vá para seção “Apoio Didático↑” (ou retornando à primeira página), em “representações do Brasil↑“. Lá encontrará alguns dos documentos indicados para leitura.



2016_______________________________________________________

------



2015_______________________________________________________

2015/2 AUH 5837 - HISTÓRIA DA PAISAGEM BRASILEIRA.
Prof. Resp.: Dr.Euler Sandeville, Prof. Dr. Hugo Segawa e Prof. Dr. José Pedro Oliveira Costa,


2015/1 AUP5883 PAISAGENS CONTEMPORÂNEAS: CONTRACULTURA E RESISTÊNCIA.
Profs. Resp.: Dr. Euler Sandeville Jr. e Prof. Dr. Jorge Bassani.
Neste módulo estudamos a contracultura nos EUA, procedendo também a um retorno ao século XIX para problematizar elementos constituintes da cultura norte-americana



2014_______________________________________________________

2014/1 AUP5871 - REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA E DA CIDADE NO BRASIL. TEMÁTICA: PAISAGEM, PATRIMÔNIO E AÇÃO COLETIVA Prof. Resp. Euler Sandeville
Projeto Universidade Livre e Colaborativa (org. Euler Sandeville, Gabriel Fernandes, José Soró, Maria Helena Bezerra, Marcio Bezerra, Mario Bortoto, Patrícia F. e Lima, Pedro A.B.Bezerra, Regina Bortoto) quintas na Vila Penteado (FAU MARANHÂO) 9:30-13:30 e aulas externas
A disciplina integra o projeto UNIVERSIDADE LIVRE E COLABORATIVA (http://espiral.fau.usp.br) e além de alunos especiais conforme as normas e prazos do Programa de Pós-Graduação, aceita participantes da região de Perus, independentemente da formação acadêmica ou de nível universitário através do, SENDO QUE NESTE ÚLTIMO CASO AS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS EM https://www.facebook.com/groups/paisagem/.
A disciplina trabalha no primeiro semestre de 2014, a partir dos anos 50, representações da cidade, da natureza e da cultura através do conjunto urbanístico e ambiental da Fábrica de Cimento de Perus. Considera:
a. o conceito de paisagem como experiências partilhadas e o conceito e a prática contemporânea a partir da noção de patrimônio, com suas implicações e impasses no caso em estudo, considerado como conjunto urbanístico e ambiental e patrimônio imaterial.
b. movimentos culturais e instituições nas áreas centrais da cidade, o potencial crítico e de resistência ou assimilação desses movimentos em sua discussão ou afirmação da cidade, e dos esforços contraditórios para sua transformação.
c. representações a partir das tensões entre trabalho, moradia, cultura e política nas áreas periféricas, pensando o o potencial crítico e de resistência ou assimilação desses movimentos, utilizando documentação produzidas por esses grupos sociais. plano de ensino



2013_______________________________________________________

2013/2 AUP5883 PAISAGENS CONTEMPORÂNEAS: CONTRACULTURA E RESISTÊNCIA
Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Área de Concentração Paisagem e Ambiente
Prof Euler Sandeville Jr. e Prof Jorge Bassani
Sextas-feiras, das 14 às 18 hs, na FAU Maranhão; início 09/08/2013
A disciplina trata das manifestações culturais nos anos 1960 no Brasil e das transformações comportamentais nessa década.
Os temas do programa são ensaios e não procuram esgotar ou oferecer uma visão histórica totalizante em nenhum sentido, mas problematizar uma condição poética fundamental para pensar a cultura contemporânea, os sonhos e ações que moveram os jovens em um peculiar momento de nossa história em um movimento coletivo e dissonante, fundando formas de sociabilidade, subjetividades criativas e irreverentes e de vivenciar o espaço público. Propõe assim, além de invadir essas poéticas e suas inquietações vividas, pensar a contribuição desse momento para a cultura atual, em seus aspectos de assimilação e revolução comportamental.
cronograma de aulas (previsão)
leituras indicadas e dowloadas disponíveis para a disciplina
09/08 Situação da Vanguarda no Brasil versão 1, versão 2
09/16 estabelecidos e os outsiders / imaginação no poder e a arte nas ruas / As duas décadas dos anos 70 / contracultura: o outro lado da modernização autoritária / Encontros e desencontros / sociologia de la desviación
09/30 Vanguarda e Subdesenvolvimento


2012_______________________________________________________

2012/1 REPRESENTAÇÕES DA NATUREZA E DA CIDADE NO BRASIL
Professore ResponsáveL: Prof. Dr. Euler Sandeville



2011_______________________________________________________

2011/2 AUP 5810 - PAISAGISMO (pós-graduação FAU USP).
Professor responsável: Dr. Euler Sandeville.
A disciplina tratará da constituição do campo da arquitetura da paisagem, propondo discussão de projetos em curso na região metropolitana de São Paulo, apresentando ainda as diversas abordagens desenvolvidas em núcleos de pesquisa estruturados em Laboratórios na Área paisagem e Ambiente da FAU USP desdobrando-se ao final da em uma discussão da participação da população e suas instituições na transformação da paisagem e da pesquisa participante e da pesquisa ação na prática de ensino e pesquisa da universidade. Propõe-se como trabalho discente a avaliação de projeto em curso na região metropolitana visando a elaboração de um dossiê a ser publicado como edição especial na revista Cidade Sem Nome.
Convidados: professores Miranda Martinelli, Hugo Segawa, Silvio Macedo, Fabio Mariz, Catharina Lima, Vladimir Bartalini, Maria Angela Pereira leite, Vera Pallamin, Sueli Furlan, Reginaldo Ronconi, Henrique Parra, Raquel Rolnik, arquiteto Benedito Abbud.
plano de ensino 2011



2010 _______________________________________________________

2010/1 AUP5883 PAISAGENS VIVENCIADAS - DA CONTRA-CULTURA À CONTEMPORANEIDADE (pós-graduação FAU)
Professores Responsáveis: Prof. Dr. Euler Sandeville e Prof. Dr. Jorge Bassani
l proposta didática l plano de ensino l cartaz l arquivos de apoio didático e roteiros de aulas
l século 20 l caminhar l caminhar-aula l o amor também se faz na faculdade de filosofia l dada l

proposta de trabalho da disciplina a fala dos alunos

blog da disciplina



2008 _______________________________________________________

2008/2 AUP5883 PAISAGENS VIVENCIADAS - DA CONTRA-CULTURA À CONTEMPORANEIDADE (pós-graduação FAU)
Professores Responsáveis: Prof. Dr. Euler Sandeville e Profa. Dra. Mônica Junqueira.
Professores Convidados: Prof. Dr. Agnaldo Farias (FAUUSP), Prof. Dr. Carlos Guilherme Mota (FFLCHUSP), Prof. Dr. Francisco Alembert (FFLCHUSP), Prof. Dr. Henrique Carneiro (FFLCHUSP), Prof. Dr. Laymert Garcia dos Campos (Unicamp), Profa. Dra. Otilia Arantes (FFLCHUSP), Profa. Dra. Zilda Márcia Grícoli Iokoi (FFLCHUSP)



2007 _______________________________________________________

2007/1 AUP 5810 - PAISAGISMO.
Professor responsável: Dr. Euler Sandeville (AUP.FAUUSP).
Convidados: Dr. Agnaldo Farias (AUH.FAUUSP), Dr. Carlos Roberto Monteiro de Andrade (EESC.USP), Dra. Catharina Cordeiro Lima (AUP.FAUUSP), Artista Plástico Chico Linares (Elefante), Artista PlásticaFlavia Vivacqua (Elefante), Dr. Paulo Arantes (FFCLHUSP), Dr. Raul Pereira, Artista Plástico Rodrigo Araújo (Bijari), Dra. Vera Pallamin (AUT.FAUUSP)



2006 _______________________________________________________

2006/2 AUH-5837 - HISTÓRIA DA PAISAGEM BRASILEIRA.
Professor responsável: Dr. José Pedro de Oliveira Costa, Dr. Euler Sandeville Júnior. Colaboradores: Dr. Miguel Pereira, Dr. Maria José Feitosa



2006/1 AUP5871 - VIAGENS PELA PAISAGEM. PERCEPÇÕES DA NATUREZA E DA CULTURA NO BRASIL.
Professor responsável: Prof. Dr. Euler Sandeville Jr. e Prof. Dr. Hugo Segawa .
Professores convidados: Dra. Saide Kahtouni, Dra. Catharina Lima, Dra. Cássia Mariano, Dr.Carlos Roberto Monteiro de Andrade, Ms. Guilherme M. Dourado, Dra. Nina Tsukumo, Arq. Rosa Grena Kliass, Arq. Sidney Linhares, Dra. Miranda Martinelli Magnoli, Dr. Emmanuel dos Santos, Dr. Paulo Chiesa, Artista Plática Flavia Vivacqua, Dr. Martin Grossmann



2005 _______________________________________________________

2005/1 AUP 5810 - PAISAGISMO. Professor responsável:
Prof. Dr. Euler Sandeville Jr., Prof. Dr. Hugo Segawa e Prof. Dr. Carlos Roberto Monteiro de Andrade.
Professores convidados: Dr. Mario Henrique D'Agostino (AUH.FAUUSP), Dra. Catharina Cordeiro Lima (AUP.FAUUSP), Dra. Ana Paula Megiani (FFCLHUSP), Dra. Beatriz Bueno (AUH.FAUUSP), Dr. Vladimir Bartalini (AUP.FAUUSP), Cristian Tcshumi (Fellow 2004-2005 em Garden and Landscape Studies em Dumbarton Oaks, Trustees for Harvard University, Georgetown, Washington DC)



2004 _______________________________________________________

2004/2 AUP 5835- AMBIENTE E PAISAGEM METROPOLITANA.
Professor responsável: Euler Sandeville Júnior, Professor Colaborador: Dr. Fabio Mariz.
A disciplina foi oferecida em interface com a disciplina optativa do curso de graduação AUP-0669 Gestão da Paisagem e do Ambiente e em cooperação com Subprefeitura paulistana.


2004/1 AUP5810 - PAISAGISMO.
Professor responsável: Prof. Dr. Euler Sandeville Jr. e Prof. Dr. Hugo Segawa .
Professores convidados: Prof. Dr. Mario Henrique D'Agostino, Prof. Dr. Nestor Goulart Reis Fo., Prof. Dr. Ricardo Marques de Azevedo, Arq. Ms. Guilherme M. Dourado


2004/2 AUP 5872- TURISMO E PAISAGEM.
Professor responsável: Prof. Dr. Euler Sandeville Jr.,
Professores convidados: Prof. Dr. Eduardo Yazigi (Geografia USP), Prof. Dr. Eugenio Queiroga (FAU.USP), Prof. Dr. Luiz Octavio Camargo (Anhembi-Morumbi), Profa. Dra. Olga Tulik (ECA.USP)



2003 _______________________________________________________

2003/2 AUP5810 - PAISAGISMO.
Professor responsável: Dr. Paulo Renato M. Pellegrino, Dr. Euler Sandeville Júnior, Dra. Heliana C. Vargas



2002 _______________________________________________________

2002/2 AUP 5721- ATELIER DE PROJETOS URBANOS I.
Professor responsável: Dr. Candido Malta Campos, Dr. Euler Sandeville Júnior Dr. Nuno Azevedo.


2002/1 AUP 853 DESENHO AMBIENTAL.
Professor responsável: Profa. Dra. Maria Assunção, Dr. Euler Sandeville Júnior.
Redundou em exposição de Trabalhos dos alunos no salão da Vila Penteado de 16 a 20 de setembro de 2002.




Folha, detalhe. Foto de Euler Sandeville, 2009.









^ retornar ao início da página


espiral da sensibilidade e do conhecimento
uma proposta de Euler Sandeville Jr.







contato ↑
licença ↑