biosphera21

               voltar ao início

na natureza e no tempo (no mundo)
paisagens partilhadas+ensino
estudos das Escrituras
labirintos da alma
na espiral
sobre







Instituto da Paisagem


retornar ao menu da seção




COVID-19
estudos da dispersão territorial e boletins de evolução da pandemia


boletim covid-19 de 29 de outubro de 2020


Euler Sandeville e Bruna Palma
Instituto da Paisagem
29 de outubro de 2020


COVID 19: TER CUIDADO CONSIGO E COM OS OUTROS É UM ATO DE RESPEITO E DE AMOR, PARA UM POVO, É UM ATO E UM INDICATIVO DE CIDADANIA


Ao analisar a evolução da pandemia em distritos da zona noroeste e zona central, foram identificados momentos e pandemias diferentes: foram diferentes números, diferentes momentos de pico e diferentes pessoas afetadas pelo vírus em cada distrito.

  • No distrito da Sé, o número de casos e óbitos se manteve baixo, no entanto, pessoas mais jovens morreram.
  • Dos 10 distritos analisados, apenas 2 tiveram os óbitos concentrados em pessoas acima de 75 anos: Lapa e Barra Funda.
  • Enquanto a queda no número de casos é observada a partir do final de agosto para a cidade, os números permaneceram altos nos distritos da periferia noroeste, com Brasilândia ainda apresentando 60 novos casos a 14 dias no mesmo período em que a Sé apresentava apenas 2 novos casos.

A queda nos casos que está sendo observada desde o final de agosto e que permanece até o momento (outubro), deve, portanto, ser analisada com cuidado – a queda não é a mesma em todos os lugares, e o risco em circular pela cidade varia de acordo com o local. Além disso, no mês de setembro houve uma diminuição de 11,5% nos testes realizados no país inteiro. A diminuição de testes conjuntamente uma diminuição do isolamento pode indicar um cenário perigoso, em que os números de casos voltam a aumentar sem sabermos, uma vez que não testados e considerando a demora entre o momento de infecção e o momento da notificação. A pandemia não acabou e o isolamento ainda é primordial.



Links com dados sobre a pandemia:

https://www.seade.gov.br/coronavirus/ ↑













Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.



Animação de Euler Sandeville, provável 2001


O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





^ retornar ao início da página


espiral da sensibilidade e do conhecimento
uma proposta de Euler Sandeville Jr.







contato ↑
licença ↑