ideias e ações para um mundo melhor

biosphera21

               voltar ao início

projetos+processos colaborativos+ensino
na natureza e no tempo (no mundo)
estudos das Escrituras
labirintos da alma
na espiral
sobre








   
projetos+ensino
agenda/próximas atividades
apresentação
diagramas conceituais

projetos+processos colaborativos
projetos em curso
projetos 2018/2019
territórios de interesse da cultura e da paisagem
núcleo de estudos da paisagem
universidade livre e colaborativa
Projeto Salto da Divisa, Jequitinhonha, MG
Fórum da Paisagem
Observatório de Remoções
Projeto Pedra Grande, Atibaia
Projeto Brasilândia
Projeto à Margem do Cinema
Projeto Aricanduva
Projeto Pirajussara
Projeto Heliópolis
Projeto Coletivo CICAS
Projeto Guarapiranga/Billings
Intervenções no Plano Diretor 2014
Projeto Ocupação Mauá
+ projetos
apoio didático
ensino+formação+apoio didático
cursos livres + formação
graduação
pós-graduação
+ cursos
ensino proposta pedagógica
apoio didático
orientação a pesquisa
pesquisas de graduação e pós-graduação
publicações
palestras e comunicações
inserção institucional
universidade de são paulo
prefeitura do município de são paulo
aion poéticas e ações
universidade Braz Cubas
universidade São Judas
FAAP
Unibero
FMU
Uniban
universidade Católica de Santos
universidade de Guarulhos
Colégio Batista
Supletivo Magnun
arte ambiente projetos



PROJETOS EM CURSO (2019)

Programa CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO E TERRITÓRIO VIVIDO em parceria com o CIEJA Perus (2018 e em curso, aprovado no Projeto Pedagógico da Unidade e homologado pela DRE) e que se desdobra em 2019 no projeto Condições de Vida e Escolarização de Jovens e Adultos, que desenvolvemos em parceria com professores e alunos do CIEJA Perus I e da UBS com Estratégia Saúde da Família no Recanto dos Humildes e que foi pensado para ser o desencadeador de um projeto Condições de Vida, Escolarização, Saúde e Ambiente.

TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E DA PAISAGEM JARAGUÁ PERUS (TICP-JP). Integra coletivo formado por instituições educacionais, culturais e da saúde, moradores e lideranças da região.

TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E DA PAISAGEM PAULISTA LUZ (TICP-PL). Integra coeltivo formado por instituições educacionais, culturais, moradores e lideranças da região.

Projeto CONDIÇÕES DE VIDA, ESCOLARIZAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE , que desenvolvemos em parceria com professores e alunos do CIEJA Perus I e da UBS com Estratégia Saúde da Família no Recanto dos Humildes. Coordenação Prfa Franciele Busico (CIEJA Perus I), Prof. Euler Sandeville Jr. (Biosphera21). Integrado com o projeto TERRITÓRIOS E PAISAGENS EDUCATIVAS: PLANEJAMENTO E PROCESSOS COLABORATIVOS NA PERIFERIA NOROESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO II.

Projeto CARTOGRAFIA SOCIOAMBIENTAL TICP JARAGUÁ PERUS. Coord. Prof. Euler Sandeville jr., Pesquisadora Bruna Feliciano Palma.

Seminário DEBATENDO OS TERRITÓRIOS DE INTERESSE DA CULTURA E DA PAISAGEM. org. Euler Sandeville Jr., Gabriel Fernandes. Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo, Centro Universitário Maria Antônia, Biosphera21.

O Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá Perus está sendo discutido como norteador dos TCAs das escolas nessa região, com o que estamos cooperando com as escolas e a Diretoria Regional de Educação.

TERRITÓRIOS E PAISAGENS EDUCATIVAS: PLANEJAMENTO E PROCESSOS COLABORATIVOS NA PERIFERIA NOROESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO II. Iniciado sob a coord. Prof. Dr. Euler Sandeville Jr., FAU USP. Projeto de extensão (com um bolsista), desenvolvido no contexto do TICP Jaraguá Perus. O projeto tem continuidade sob coordenação da Profa. Dra. Karina Leitão (FAU USP) em cooperação com o Prof. Euler Sandeville Jr. (Biosphera21). Bolsista Bianca de lissandri Braz Amaral, em colaboração com o Projeto CONDIÇÕES DE VIDA, ESCOLARIZAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE.

PARQUES NATURAIS E APAS NA PRODUÇÃO CONTEMPORÂNEA DA PAISAGEM EM SÃO PAULO. ESTUDOS DE CASO. Coord. Prof. Dr. Euler Sandeville Jr.. Iniciado sob a coord. Prof. Dr. Euler Sandeville Jr., FAU USP. Projeto de Iniciação Científica (com um bolsista), desenvolvido no contexto do TICP Jaraguá Perus. O projeto tem continuidade sob coordenação da Profa. Dra. Karina Leitão (FAU USP) em cooperação com o Prof. Euler Sandeville Jr. (Biosphera21). Bolsistas: Renan Sapata Santos (Bacia do Santa Fé) e Paloma Cardoso de Jesus (APAs Capivari M onos e Bororé Colônia)

CONCEITUAÇÃO E PERIMETRIZAÇÃO DE TERRITÓRIO PARA UM TICP. Coordenação: Prof. Dr. Jorge Bassani. Colaborador, este desenvolvido no contexto do TICP Paulista Luz, mas a contribuição independe do Programa Professor Sênior, pois não estou como principal responsável pelo projeto.

Cooperação do Prof. Euler Sandeville (Biosphera21) no Acordo de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento de Estudos para Subsidiar a Elaboração do Plano de Proteção e Ordenamento da Paisagem do Triangulo SP, Empresa São Paulo Urbanismo e a Universidade De São Paulo/Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU/USP.

PROPOSAL FORM FOR JOINT UDL-USP RESEARCH PROJECTS TITLE OF PROJECT: SMARTEXP - LIVING IN SMART CITIES, FROM DISCOURSES TO INHABITANTS EXPERIENCE. Envolve parceria com a ECA, FAU, ELICO - LabEx IMU Université Lumière Lyon 2, Núcleo de Pesquisa Diversitas FFLCH. ELICO - LabEx IMU Université Lumière Lyon 2 Julia Bonaccorsi (coord), Marie Despres-Lonnet, Isabelle Garcin-Marrou, Laure Guillot-Farneti,Camila Lima de Braga, Dana Farhat; Equipe brasileira: Profa Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira (coord.), Prof. Jorge Bassani, Prof. Euler Sandeville; doutorandos Marcelo Carnevale, Guilherme Galuppo Borba e Franciele Busico


PROJETOS ANTERIORES (em construção inicial)
Realizados pelo Núcleo de estudos da Paisagem/Labcidade


Disciplina de pós-graduação AUP 5923 Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP), concebida com os parceiros acima mencionados e que prevê ainda integração com um Seminário realizado com a Casa da Dona Yayá e com o centro Maria Antônia da USP, em construção para outubro. Em 2018 e 2019 atuaram integradas com essas questões a disciplina obrigatória AUP 652 Planejamento da Paisagem1 e a optativa AUP 569 Planejamento de Bairros2.

Projeto FORMAÇÃO PARA A CIDADE E A NATUREZA, pensado como atividades de formação de professores, alunos, agentes comunitários e agentes ambientais, do qual já foram realizadas duas atividades iniciais de cursos de extensão envolvendo atividades em Unidade de Conservação e Parque Urbano, voltadas para professores, alunos, profissionais do programa PAVS (Gestores Ambientais, Agentes de Promoção Ambiental), Agentes Comunitários de Saúde e profissionais dos sistema de Assitência Social, em parceria com EMEFs, CIEJA, PAVS, CRAS, o projeto não depende do Programa Professor Sênior para continuar, mas poderia ser fortalecido.

Projeto Territórios e Paisagens Educativas: Planejamento e Processos Colaborativos na Periferia Noroeste da Cidade de São Paulo, com 9 pesquisadores do Programa Unificado de Bolsas (2018/2019, em parceria com o CIEJA, UBS, PAVS e com acompanhamento pelos pesquisadores das ACS), encerrado.


.
.
.








^ retornar ao início da página


espiral da sensibilidade e do conhecimento
uma proposta de Euler Sandeville Jr.







contato ↑
licença ↑