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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - MESTRADO PROFISSIONAL
Área de Concentração Recursos Hídricos e Meio Ambiente


PAISAGENS EM DEBATE
Professor Responsável. Euler Sandeville Jr.
22 e 23/03 (manhã e tarde)
atividade virtual a combinar
12/04 (tarde) e 13/04 (manhã e tarde)
Sala de Aula da Central de Grupos de Pesquisa
Créditos/Carga Horária: 4/60

OBJETIVOS

Possibilitar o acesso a diferentes abordagens e métodos de estudo das paisagens.
Desenvolver ensaios críticos e propositivos de interpretação dos processos e dinâmicas de produção das paisagens entendidas como campo de estudos a partir do debate das paisagens vivenciadas na atuação profissional dos discentes e sua contribuição em processos educativos, de planejamento e gestão.

QUESTÃO PROPOSTA

Como compreender e que saberes são necessários, como atuar em contextos específicos de problemas e escalas diversas que se interpenetram, contradizem e transformam-se mutuamente?

         programa no sistema


PLANO DE AULAS (SUJEITO A ATUALIZAÇÕES)




22/03 sexta-feira 08:00-12:00

Apresentação (participantes, programa, atividades)
A paisagem como campo de conhecimento.

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sugestões de leitura sobre paisagem ↑
sugestões de leitura sobre representações sociais ↑
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22/03 sexta-feira 14:00-18:00

A paisagem como sistema ecológico.


Apresentação do Prof. Euler Sandeville. Mediação: Fabio Kinker Benzi. Relatoria: Regina Bortoto. Debatedores: Euler Sandeville Jr., Roberto Rüsche, Mário Bortoto, Olga Maria Soares e Gross. Local: Comunidade Cultural Quilombaque. Org.do Seminário: Projeto Biosphera21 (Instituto da Paisagem), Centro Universitário Maria Antônia, Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural, disciplina de pós-graduação (AUP5923 Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem, FAU USP)




23/03 sábado 08:00-12:00

A paisagem como processo e formação socioambiental.




23/03 sábado 08:00-12:00

A paisagem como história, experiência e significação.


Orientação metodológica aos trabalhos (identificação, caracterização, problematização, avaliação, proposição)


Atividade virtual 04/04 19:00-22:30

Roda de conversa para orientação aos trabalhos e preparação do artigo (estudos de caso trazidos pelos pesquisadores). Demandas temáticas.




12/04 sexta-feira 14:00-18:00

Estudos de caso. Seminários.




13/04 sábado 14:00-18:00

Por uma pedagogia da paisagem



ESTUDOS DE CASO TRAZIDOS PELOS PESQUISADORES

Caracterização: processos de configuração das paisagens na área de aplicação do programa de pós-graduação e de atuação profissional do aluno, interpretando suas dinâmicas regionais e locais.

Aplicação: Paisagem cultural. Paisagens culturais e educativas. Processos de planejamento e gestão da paisagem. Paisagens e relação com as políticas públicas e instrumentos de gestão.


ABORDAGEM


METODOLOGIA DE ENSINO:

Aulas teórico expositivas, seminários e diálogos sobre análises de paisagem e seus fundamentos a partir de aplicação em estudo de caso, exercícios de análise a partir de métodos de interpretação e avaliação ambiental e paisagística, seminários e desenvolvimento de trabalho final (artigo).


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

A avaliação é um processo contínuo levando em conta a participação nas aulas, compreensão de conteúdos, a discussão da bibliografia de referência, participação e desempenho do aluno nos seminários e atividades propostas, que devem convergir a partir das etapas da disciplina em um trabalho de aplicação dos conteúdos no diagnóstico e resolução de problemas na forma de um artigo preferencialmente.


BIBLIOGRAFIA

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Euler Sandeville Jr., professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado Profissional da FCT UNESP Presidente Prudente (Vínculo: Voluntário)





Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.



Animação de Euler Sandeville, provável 2001


religare ↑

espiral da sensibilidade e do conhecimento ↑



uma proposta de Euler Sandeville Jr.



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